Você Está
Início > Notícias > Cidade > Morre aos 72 anos Bandeira Brasil Brilhante Braga

Morre aos 72 anos Bandeira Brasil Brilhante Braga

Na noite de domingo (19) faleceu, vítima de infarto, o secretário municipal de Coordenação, Planejamento e Meio Ambiente, Bandeira Brasil Brilhante Braga, aos 72 anos. Braga teve destacada atuação na comunidade rosariense em várias áreas, entre elas no comércio e na política.

Bandeira atuou por décadas na política de Rosário do Sul. Economista de formação, ele era natural de Cacequi, onde nasceu em 5 de agosto de 1947, mas foi em Rosário do Sul que teve destacada atuação em várias frentes. Ele atuou na Casa Rosário por muitos anos e também dirigiu a Gráfica Rosário, que durante anos funcionou na esquina da rua General Canabarro com a Riachuelo, na qual teve destacada atuação como diretor. Atuou na Associação Comercial e Industrial. Em 1985, exerceu o cargo de provedor do Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, sendo o 27º provedor da instituição.

Bandeira foi presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), criado em 1982 para apoiar a Polícia Civil onde ele foi presidente por mais de 10 anos. Através de sua articulação nas esferas governamentais a obra foi iniciada e a inauguração ocorreu em 1987 no prédio onde funciona até hoje na rua Regente Feijó.

Era membro da Maçonaria e atuou em outras áreas da comunidade rosariense como a Associação Comunitária Cidade FM, que em meados de 2000 fundou a primeira emissora FM de Rosário do Sul, atualmente com o nome de Caverá FM. Bandeira foi por duas oportunidades vice-presidente da Associação que mantém a rádio comunitária no ar.

Na política exerceu papel fundamental na articulação de cinco campanhas eleitorais onde foi vencedor, quando em 1996 coordenou a vitoriosa campanha eleitoral de Glei Menezes e Ney da Silva Padilha. Foi bicampeão com a reeleição de Glei e coordenou também duas campanhas de Ney Padilha como prefeito, depois Luis Henrique Antonello e atualmente da atual prefeita Zilase Rossignollo.

No Poder Executivo, exerceu em seis administrações vários cargos, como chefe de gabinete do prefeito Glei Menezes em 1997, secretário de Indústria e Comércio, secretario da Fazenda e também foi coordenador do departamento de trânsito até ser nomeado para a pasta de Coordenação, Planejamento e Meio Ambiente que exercia atualmente.

Na noite de domingo (19), ele teve um mal súbito em sua residência na rua  Branco. Um infarto fulminante, sendo socorrido pelo Corpo de Bombeiros até ao hospital da cidade, mas acabou falecendo, aos 72 anos de idade.

Os atos fúnebres ocorreram na Sala B da Funerária Angelus na rua Voluntários da Pátria na manhã de segunda-feira (20). Familiares e um grande número de amigos realizaram as últimas despedidas. O sepultamento ocorreu às 11h no Cemitério São Sebastião, também em Rosário do Sul. Bandeira deixa viúva, filhos e netos.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Larissa Hummel / Arquivo / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top