Você Está
Início > Notícias > Cidade > Primeira Mostra Estudantil de Música é realizada

Primeira Mostra Estudantil de Música é realizada

A segunda noite da 37ª Feira do Livro de Rosário do Sul contou com a apresentação de alunos de violão de três professores de música do município. Foi a 1ª Mostra Estudantil de Música promovida pela Administração Municipal. Quinze alunos dos professores de violão Leonardo Batista Souza, Jorge Prado e Carlos Orlando Pereira se apresentaram para o público. O evento aconteceu nesta quinta-feira (18), no Teatro Municipal João Pessoa.

A primeira apresentação foi dos alunos do professor Souza, o qual cantou músicas tradicionalistas. Três alunos o acompanharam no violão e outros dois tocaram escaleta. Em entrevista à Gazeta, o professor relatou que desde 2013, com o projeto Mais Educação, ele dá aulas de violão para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta. Ele também tem alunos no projeto Escola Aberta, realizado no Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos. Além disso, dá aulas particulares.  Nesta apresentação três alunos são da Escola Anchieta e outros dois são alunos de aula particular.

Leonardo Souza e os alunos foram os primeiros a se apresentar

Para Souza, a Mostra é uma grande oportunidade não só para os alunos, mas também estimula outras pessoas a aprender algum instrumento. “Muitos não têm condições de pagar e através desses projetos podemos passar um pouco do que a gente conhece”, disse sobre os projetos onde ministra aulas.

Felipe Trampusch foi o mais novo aluno de Souza a se apresentar. Ele tem nove anos, estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco e desde março faz aulas de violão com o professor. Em entrevista à Gazeta, Felipe disse que costuma se apresentar em eventos na escola e que estava muito feliz em tocar na primeira Mostra de Música. A mãe de Felipe, Jacinta Trampusch, relatou que as aulas de violão ajudaram Felipe a diminuir a hiperatividade e reduziu o déficit de atenção. “Ele teve vontade de aprender violão por influência de um amigo e nós demos o maior apoio. Fico muito orgulhosa de ver ele participando de festivais”, disse Jacinta.

Leia mais notícias da editoria Cidade

A segunda parte da apresentação ficou a cargo de quatro alunos do professor Jorge Prado. Dois alunos se apresentaram individualmente e outros dois tocaram em dupla. Em entrevista à Gazeta, Prado disse que optou por apresentar seus alunos iniciantes. “Quis mostrar que é possível com pouco tempo de aula fazer uma boa apresentação como os alunos fizeram. Além disso, oportuniza que desde cedo eles tenham contato com o público”, disse Prado que dá aulas particulares de violão há quase 30 anos. Para ele, a promoção de eventos como a Mostra são fundamentais para estimular e incentivar o gosto pelo instrumento.

Jorge Prado com seus dois alunos que tocaram música gospel

A última apresentação da noite foi com os seis alunos do projeto Violão Instrumental, ministrado pelo professor Carlos Orlando Pereira. O grupo tocou músicas clássicas e músicas populares. “A mostra é uma oportunidade para os alunos poderem demonstrar a capacidade que eles têm em executar o instrumento”, disse Carlos Orlando em entrevista à Gazeta. O projeto Violão Instrumental teve início em 2009 e já atendeu mais de 300 alunos. O curso é realizado em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e Coral Areias Brancas, bem como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

Alunos do projeto Violão Instrumental, de Carlos Orlando Pereira

Para finalizar a Mostra, alunos e professores subiram ao palco e cantaram juntos uma última música.

Fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top