Você Está
Início > Notícias > Cidade > Oficina de produção de mudas nativas é realizada

Oficina de produção de mudas nativas é realizada

Nesta segunda (4) e terça-feira (5) foi realizada uma oficina de produção de mudas nativas. A promoção é da empresa Granflor e Florestas do Sul e a execução é da Sustenta Consultoria Ambiental. Professoras dos municípios de Rosário do Sul, Cacequi e Santana do Livramento. As aulas teóricas aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola e as aulas práticas ocorreram na Vila Lindoca.

Ministraram as oficinas o professor biólogo Leandro Chisté Pinto, o doutor em biologia Anderson Mello e o mestre em engenharia florestal Leandro Dal Ri.

No primeiro dia foi abordado sobre a flora e a vegetação do Rio Grande Do Sul, com ênfase  nas formações florestais e também foi falado sobre a coleta e beneficiamento de frutos e sementes de árvores nativas do RS. A última atividade foi a vivência e prática em coleta de sementes da flora nativa da região.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Já no segundo dia, os professores participantes refletiram sobre ideias para utilizar as plantas no ensino de ciências e aprenderam sobre a estrutura e funcionamento de um viveiro de mudas de árvores e de arbustos ornamentais. Por fim, teve a vivência e prática na produção de mudas nativas e noções de manejo.

A professora Carla Nascimento participou da oficina e relatou que foi muito importante para agregar conhecimento sobre o assunto. “Muita coisa não sabia e na prática, vivenciando a coleta de sementes, aprendendo a identificar as plantas no campo mesmo, foi um experiência muito significativa que iremos levar para nossos alunos e para nossa vida. Cada espécie de árvore e semente tem sua peculiaridade é preciso entender isso para saber como reflorestar uma área degradada”, disse.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top