Você Está
Início > Notícias > Cidade > Operação Golfinho faz segundo resgate em Rosário

Operação Golfinho faz segundo resgate em Rosário

A 47ª Operação Golfinho iniciou em 17 de dezembro em todo o Estado, inclusive em Rosário do Sul, através de policiais militares que realizam a vigilância e salvamentos na Praia das Areias Brancas desde os últimos dias de 2016. No domingo (08), ocorreu o segundo salvamento da temporada de veraneio.

Os salva-vidas distribuídos em duas guaritas a beira do rio Santa Maria, na área de banho, foram acionados às 18h35 para resgatar um jovem de 21 anos que havia atravessado a nado a forte correnteza do rio, e do outro lado apresentava sinais de cansaço. Um dos salva-vidas foi até o encontro dele, atravessando a nado e notou a situação de fadiga do rapaz. Com o auxílio de uma embarcação civil efetuaram a travessia com segurança.

Foi o segundo salvamento em duas semanas. No dia 29 de dezembro, às 15h35, a guarnição foi acionada e salvou um homem de 35 anos que havia caído em um buraco e estava sendo arrastado pela correnteza Santa Maria.

Jovem atravessou o rio a nado, mas não conseguiu retornar. Foto: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

A equipe comandada pelo Tenente Goulart é composta pelos Soldados Berny, Menna Barreto, Sandro e Ana Maria atuam diariamente na Praia das Areias Brancas. Conforme o Tenente Goulart, o horário de banho com a presença dos salva-vidas da Operação Golfinho ocorre das 9h às 12h e das 15h às 19h. “É importante também ressaltar que os banhistas utilizem somente a área de banho delimitada pelas guaritas para sua segurança”, ressalta Goulart.

Números da Operação

No Estado, a Operação Golfinho registrou 335 resgates no litoral em seus primeiros 20 dias. A média é de 17 salvamentos por dia. O número é inferior à média dos últimos 10 anos, de 22 salvamentos diários.

O dia 1º, no feriado de Ano Novo, foi o que mais teve registros. Na ocasião, apenas em Capão da Canoa, foram 27. O total foi de 123 – 110 somente no Litoral Norte.

Conforme os bombeiros foram registrados ainda cinco mortes em locais balneáveis, onde não havia posto de salva-vidas instalado, e cinco óbitos em locais não balneáveis.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top