Você Está
Início > Notícias > Operação Ronda Tirana prende oito pessoas por abigeato e organização criminosa em Cacequi

Operação Ronda Tirana prende oito pessoas por abigeato e organização criminosa em Cacequi

A Polícia Civil deflagrou na manhã dessa segunda-feira (16) a operação Ronda Tirana, no município de Cacequi.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e oito prisões preventivas por abigeato e organização criminosa naquele município. A operação foi realizada pela Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) e policiais da 12° Delegacia Regional de Polícia de Bagé, com apoio da Delegacia de Polícia e Brigada Militar (BM) de Cacequi. As investigações começaram no primeiro semestre de 2020, após uma série de informações que chegaram aos policiais sobre uma milícia rural que atuava na região.

Conforme investigado, os integrantes da milícia cobravam supostos serviços de rondas noturnas, porém, na verdade, a cobrança era para não furtarem gado e até mesmo defensivos agrícolas das vítimas. Muitos produtores, por medo, teriam aceitado. Já as propriedades rurais que não pagavam eram alvo de furtos por parte da organização criminosa.

Em razão dos fatos, o delegado André Mendes, titular da DECRAB/Bagé, representou junto à Comarca de Cacequi pelas prisões preventivas dos principais integrantes do bando, bem como por mandados de busca e apreensão. O pedido foi acolhido pelo Ministério Público e Poder Judiciário.

Entre os investigados que tiveram preventivas decretadas, três já estavam presos, tendo sido cumprido mandado de busca e apreensão em suas celas no Presídio de Cacequi. Dois suspeitos ainda não haviam sido localizados e estavam sendo procurados pela polícia.

Leia mais notícias da editoria de Polícia

A investigação

Foram utilizadas várias ferramentas de investigação para desvendar o esquema criminoso. O líder do bando definia qual propriedade rural seria atacada e os demais integrantes, divididos em equipes, realizavam os furtos. Os fatos vinham gerando grandes prejuízos aos produtores rurais de Cacequi ao longo dos anos.

Alguns produtores rurais do município chegaram a desistir da pecuária na região, dado ao elevado índice de criminalidade no campo, seja furto de animais bovinos ou defensivos agrícolas. Os policiais acreditam que, com essas prisões, haja diminuição nos índices de crimes no campo em Cacequi, especialmente abigeato.

Foto em destaque: Polícia Civil/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top