Você Está
Início > Notícias > Geral > Pedagoga do Senac explica: Quais as características de um líder?

Pedagoga do Senac explica: Quais as características de um líder?

Em todas as corporações, um bom funcionamento passa por uma boa gestão administrativa. Esse processo envolve toda a equipe de gerenciamento, incluindo o líder, que estará não só à frente de projetos ou de uma equipe, mas junto em todas as etapas, trabalhando e orientado aqueles que precisarem. Será este colaborador quem dará exemplo aos demais. 

Segundo a pedagoga do Senac Santana do Livramento, Katia Silene Navarro Severo, o líder deve ter uma postura diferenciada na qual outras pessoas possam se espelhar. Já a identificação dessas características pode não ser um processo exato, com etapas pré-definidas. “Um indivíduo com capacidade para ser líder se destacará por possuir ou desenvolver algumas características como a proatividade, comunicação clara e objetiva, prestatividade e boa índole. Saberá gerenciar situações e influenciar pessoas de forma ética e positiva, buscando resultados eficazes para a equipe e a organização”, destaca. 

Essas características, de acordo com a pedagoga, podem ser aprimoradas ao longo das suas experiências ou pela busca de conhecimentos. Katia ressalta que há quem diga que ser líder é, sim, um dom, porém, o dom se relaciona com características individuais e inatas do ser humano. São suas características, qualidades, talentos. Entretanto, quando as habilidades não são aprimoradas, um indivíduo não se torna um bom líder. “É preciso investir tempo e esforços para desenvolver, capacitar e treinar suas habilidades. É justamente por meio de cursos profissionalizantes que se tem o apoio e condições para aprimorar dons e elevar seus conhecimentos e estratégias para lidar uma equipe”, comenta. 

Ao realizar um curso profissionalizante, a pessoa estará aberta a encontrar novas oportunidades para as quais estará pronta. Os cursos, segundo a pedagoga, promovem a capacitação e o desenvolvimento do indivíduo para que o mesmo conheça ferramentas e possa colocá-las em prática de forma assertiva. “Abrem um leque de possibilidades, aumentam a visão e a capacidade de ler os cenários que estão à sua frente. O enfrentamento de desafios se torna menos árduo para aqueles que se preparam e conhecem formas de enfrentá-los. Estas formas são conhecidas ou por meio de experiências próprias ou por meio do estudo e aprimoramento”, finaliza. 

Leia mais notícias da editoria Geral

Para os interessados no assunto, os cursos profissionalizantes do Senac Santana do Livramento estimulam a capacidade de liderança, como o de Formação Gerentes e Supervisores, que está com inscrições abertas. As aulas iniciam no dia 23 de agosto e serão realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h. Para se inscrever, basta entrar no site www.senacrs.com.br/livramento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3244-4253 ou WhatsApp (55) 99113-5554. A escola fica localizada na rua Duque de Caxias, 2049 – Centro. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top