Você Está
Início > Notícias > Cidade > Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas em ataque de abelhas

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas em ataque de abelhas

Um enxame atacou motoristas e pedestres na última terça-feira (17), em Rosário do Sul, no centro da cidade. As abelhas estavam no interior de um bueiro abandonado (foto), em meio à alta vegetação no pátio da estação férrea. O Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar foram acionados e isolaram a área para a retirada dos insetos.

O trabalho se estendeu até o fim do dia. Ainda na terça-feira, onze pessoas procuraram atendimento médico no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora e na manhã de quarta-feira (18), outras seis compareceram ao Plantão 24h, nenhuma com gravidade. Algumas precisaram ser medicadas, mas nenhuma ficou internada.

Na parte da manhã de terça-feira, quem estava pela região do ocorrido já se queixava de um movimento de abelhas nas imediações. Os bombeiros foram chamados pouco antes das 17h, quando um enxame se dissipou e atacou as pessoas nas redondezas da estação férrea, que fica entre as ruas General Canabarro e Amaro Souto.

O incidente teve início quando uma equipe terceirizada da Prefeitura Municipal realizava trabalhos de limpeza no local. Uma retroescavadeira, ao retirar lixo doméstico e eletrônico depositado irregularmente no local, atingiu uma tubulação onde estava a colmeia. Dali, as abelhas se espalharam e passaram a atacar transeuntes.

O motorista da máquina de limpeza abandonou o equipamento, mas também sofreu com o ataque. Os demais funcionários da empresa que faziam o serviço e estavam próximos igualmente foram atingidos, ainda que em menor gravidade, mesmo estes usando equipamentos de segurança. A informação é da Secretaria Municipal de Obras, através da assessoria de imprensa da prefeitura.

No início da tarde de quarta-feira (18), a reportagem da Gazeta esteve no local e notou que ainda circulavam algumas abelhas próximas ao bueiro desativado.

Ataque ocorreu quando a retro escavadeira foi retirar lixo. Bombeiros usaram fumacê. Foto: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Empresário foi atingido por 40 picadas

O inusitado fato surpreendeu a todos. De comerciantes da região a pedestres, todos correram na direção contrária ao local, enquanto eram atacados. Conforme os bombeiros, um raio de 100 metros desde o bueiro foi atingido.

Uma das vítimas foi o empresário e proprietário do mercado Virvaspão, um dos mais tradicionais da cidade. Abraão Paixão dirigia seu veículo na região do Fórum, em direção ao mercado, que fica na Rua Amaro Souto. Ele conta que viu vários carros abandonados no meio da rua e ao parar para ver o que acontecia, escutou alguém gritar: “abelhas”.

“Vi uma nuvem de 20 a 30 abelhas e saí correndo na direção contrária, mas no caminho havia mais. Levei 40 picadas. Fiquei completamente inchado, mesmo não sendo alérgico”, explicou o comerciante, que imediatamente procurou atendimento no plantão do Hospital de Caridade. Ele foi medicado e, no dia seguinte, como ainda apresentava inchaço nos locais das picadas, procurou novamente o HCNSA, onde recebeu mais duas vacinas.

Ataque ocorreu próximo a um posto. Foto: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Dicas de segurança

Em contato com o Corpo de Bombeiros, a reportagem da Gazeta apurou que enxames de abelhas se localizam em local seco, sem ação de chuva ou ventos, como no bueiro desativado que se encontrava em meio ao matagal na região da estação férrea.

O primeiro procedimento dos bombeiros foi o de isolar o local. Utilizando o equipamento de apicultura conhecido como fumacê, que produz fumaça, eles iniciaram a retirada das abelhas. Também foi utilizado fogo para a queima da vegetação ao redor do bueiro. As pessoas foram orientadas a não transitar pela região até o fim do processo, às 22h15.

O Corpo de Bombeiros de Rosário do Sul explica que são várias as situações de ataques de abelhas, especialmente no interior, seu habitat natural. Na cidade, os ataques não são frequentes, mas para maior segurança deve ser evitado o contato com lixo acumulado, locais com vegetação extensa, além de árvores antigas e ocas. Ao notar que pode ser atacada, a pessoa deve correr e sair do local imediatamente. Se ainda assim for seguida pelo enxame, o ideal é que procure um lugar com água corrente, como chuveiro. Estes insetos evitam água, pois molhadas não conseguem voar. Caso o fato ocorra próximo a um rio e a vítima saiba nadar, a sugestão é mergulhar na água.

Em todos os casos, os bombeiros devem ser comunicados imediatamente, pois eles são especializados na retirada de enxames.

Bombeiros retiram abelhas do local. Foto: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Homem morreu após ataque em São Gabriel

No último domingo (15), um homem morreu após sofrer um acidente na BR-290, entre Rosário e São Gabriel, e ser atacado por um enxame.

José Amilton Sotero de Azambuja, 51 anos, conduzia um veículo pela rodovia quando, próximo do Km 430, ele teria perdido o controle do automóvel, ingressado na pista contrária e capotado. Durante o acidente, o veículo colidiu contra uma árvore, onde havia um enxame.

A vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo no hospital de São Gabriel. Conforme informações dos bombeiros, Azambuja teve o corpo atingido por “várias picadas de abelhas”. Porém, até o momento não se pode afirmar se a morte se deu em decorrência dos insetos ou do acidente automobilístico.

O filho da vítima, que dirigia um carro logo atrás do pai, presenciou o acidente e teria tentado ajudá-lo, mas também foi atacado pelas abelhas. Ele igualmente ficou internado na Santa Casa gabrielense, mas sobreviveu.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top