Você Está
Início > Notícias > Cidade > Placas são instaladas no interior para preservar fósseis

Placas são instaladas no interior para preservar fósseis

Placas indicativas em pequenos trechos de estradas municipais na região da Cruz de Pedra, Cerro Torneado e o acesso aos Três Cerros indicam área de sítio arqueológicos com vestígios de fósseis da época Jurássica em Rosário do Sul. Conforme a bióloga do município, Letícia Souto de Freitas, é importante a divulgação para orientar motoristas que transitam nesses locais.

Letícia informou à reportagem da Gazeta que, desde meados do ano 2000, pesquisadores de universidades do RS tem vindo e descoberto no município sítios arqueológicos com vestígios de fósseis e pegadas do Período Jurássico, cerca de 155 milhões de anos atrás.

Todos os sítios paleontológicos descobertos e os que estão sendo pesquisados no momento necessitam de conservação, sendo grande parte deles em estradas. Assim a melhor forma de conservação é uso de placas, destacando os locais. “Nesses trechos vamos seguir sinalizando com placas para direcionar o trânsito para onde não houver registro. Esses lugares são rochas expostas em pequenos trechos da estrada”, explicou a bióloga. Assim a população dos locais e motoristas estarão informados do que aconteceu e o porque as placas foram instaladas.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Em outubro de 2019 foram descobertos novos sítios e outros vêm sendo encontrados. Os registros maiores são na Cruz de Pedra, primeiro distrito, na estrada que vai para o Cerro Torneado. “Na última visita os pesquisadores descobriram outro sítio no acesso aos Três Cerros”, revelou. Letícia acompanhou o trabalho dos professores que estavam também acompanhados do geólogo Nilo Antônio Espíndola e dos alunos Vitória Machado, Denner Deiques e Ana Paula Piazza.

A Administração Municipal solicita à comunidade e usuários que respeitem a sinalização instalada e utilizem a parte central das vias, nos trechos identificados, pois os registros fósseis estão nas rochas fixas ao longo da estrada, mais preservados nas porções de acostamento.

É solicitado a proprietários de terras particulares da região que se houver o mesmo tipo de rocha exposta no campo ou ainda em erosões ou drenagens, que colaborem com informações ligando para a Secretaria de Obras pelo 3231-2761. O estudo não causa danos à propriedade nem às atividades nela realizadas.

Saiba mais

Há 155 milhões de anos aproximadamente, no período Jurássico, toda a região onde está Rosário era composta de um deserto. Através das dunas transitariam grandes répteis, os Anquilossauros, com dois metros de altura e nove metros de comprimento, pesando entre 7 a 9 toneladas. Existem registros desses sítios em Rosário e Sant’Ana do Livramento, sendo os únicos do Brasil datados deste período.

Fotos: Letícia Freitas/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top