Você Está
Início > Notícias > Cidade > Praia das Areias Brancas está imprópria pra banho

Praia das Areias Brancas está imprópria pra banho

Com o calor, a Praia das Areias Brancas tem lotado de banhistas, a exemplo do último final de semana em Rosário do Sul. No entanto, as águas do Rio Santa Maria naquele trecho não estão próprias para banho, segundo relatório divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na sexta-feira (20).

Conforme o órgão, a Praia das Areias Brancas é um dos cinco pontos na região Hidrográfica do Uruguai a ser apontada como imprópria, pela primeira vez neste ano. A Praia do Passo Real, em Dom Pedrito, o Camping Rainha do Sol, em Manoel Viana, o Balneário Distrito Ernesto Alves, em Santiago, e o Balneário Passo do Umbú, em São Vicente do Sul também constam na lista. Além destes cinco locais, o Balneário Caverá, em Alegrete, segue não indicado para banho.

Apesar do número de pontos impróprios nas águas internas gaúchas ter subido pela 14, no mar do Estado todos os pontos de análise da balneabilidade foram considerados próprios para banho. Os novos locais sem condições de banho no litoral Médio são a Praia das Nereidas, em São Lourenço do Sul e o Camping dos Pinheirais, em Tapes. Além destes permanecem impróprias as praias da Capilha, em Rio Grande, e da Barrinha, em São Lourenço do Sul e o Camping Municipal de Cristal.

A novidade, na região hidrográfica do Guaíba, é a alteração das condições da praia Recanto das Mulatas, que foi apontada como própria para uso dos banhistas, após quatro semanas imprópria. Já as praias da Alegria e da Florida continuam com águas impróprias.

O litoral sul segue com o Camping Municipal de Pedro Osório como único ponto impróprio e o litoral norte apresenta totais condições de banho. Devido à dificuldade de acesso, em razão das chuvas, não foi possível realizar a coleta no Balneário São Simão, no município de Cacequi, e no Balneário Santa Vitória, em Rio Pardo.

Praia tem lotado devido ao calor que faz em Rosário. Foto: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Projeto Balneabilidade 2016/2017

Segundo a Fepam, neste verão, nas praias que tiverem guaritas, as informações sobre as condições de banho estarão disponíveis em painéis anexados, junto com informações do Corpo de Bombeiros e o horário de atendimento dos salva-vidas. Isso será possível nas praias do litoral norte e sul.

A qualidade da água está sendo monitorada em 43 municípios, sendo que 12 pontos ficam na Região Hidrográfica do Uruguai são 12, a qual a Praia das Areias Brancas pertence. As coletas e análises das águas estão sendo realizadas pelo laboratório da Fepam nos balneários do litoral norte, e pela Corsan nos balneários do litoral médio e sul e nas regiões do Guaíba e do Uruguai.

O Projeto Balneabilidade deste verão terá duração de 15 semanas. O primeiro boletim foi divulgado em 23 de dezembro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top