Você Está
Início > Notícias > Cidade > Professora lança livro e dá palestra em Rosário do Sul

Professora lança livro e dá palestra em Rosário do Sul

Na manhã da última quarta-feira (17) aconteceu uma palestra com o tema “O conhecimento do professor como diferencial na sociedade da informação” no teatro municipal João Pessoa. Discorreu sobre o assunto a Prof. Dra. Elaine dos Santos que, na oportunidade, lançou o livro “Entre Lágrimas e Risos: As representações do melodrama no teatro itinerante”. O evento fez parte da programação da 38ª Feira do Livro de Rosário do Sul.

Elaine trabalhou por 24 anos em sala de aula e veio à cidade palestrar para professores sobre suas experiências durante a carreira. O objetivo foi elencar o papel do professor como detentor do conhecimento numa sociedade marca pelo excesso de informações, segundo ela.

Livro analisa peças apresentadas pelo teatro Serelepe

“É o professor quem faz a diferença. Acho fundamental o empoderamento do professor, porque não adianta tu chegar em sala de aula e o teu aluno te bater em termos de conhecimento. O professor é quem seduz o aluno e a ideia da palestra é mostrar ao professor que ele é fundamental nessa relação”, disse a doutora, em entrevista à Gazeta.

Questionada sobre o atual cenário escolar, ela disse que a grande dificuldade é a disciplina. Com base em diálogos com professores atuante nos dias de hoje, ela conclui que está faltando família “aquele que impõe respeito, que impõe ordem”, explica a doutora.

Elaine, natural de Restinga Seca, é mestra e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A tese de doutorado foi sobre peças apresentadas pelo teatro Serelepe dos anos 60 e 70, que resultou no livro “Entre Lágrimas e Risos: As representações do melodrama no teatro itinerante”. Ela compara o melodrama com as atuais telenovelas. “A luta entre o bem e o mal, a vilania a tirania e a bondade a honestidade”, explica ela.

Leia mais notícias da editoria Cidade

A escolha do lançamento em Rosário do Sul se deu devido à relação do Serelepe com a cidade. “Me sinto muito à vontade em Rosário, é uma cidade muito aconchegante. Sou apaixonada pelas cidades de fronteira”, disse Elaine. Ao final da palestra, ocorreu uma sessão de autógrafos. O lançamento oficial ocorreu dia 2 de abril na cidade de Cachoeira do Sul, onde exerceu por mais tempo a profissão.

O livro custa R$ 40 e para adquirir basta entrar em contato com a professora através pelo contato 9 9955-1668 ou pelo perfil dela no Facebook.

Professores assistiram à palestra

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top