Você Está
Início > Notícias > Cidade > Professora rosariense cria canal para falar sobre História

Professora rosariense cria canal para falar sobre História

E se uma conversa de bar em um dia qualquer rendesse boas aulas de história de forma descontraída e muito didática? Essa é a proposta da professora rosariense Tainá Valenzuela em seu canal no YouTube. Os vídeos do “História no Boteco da Tai” têm como objetivo ensinar a jovens e adultos assuntos relacionados a temas atuais ou sugeridos pelo público.

Mestre em Patrimônio Cultural, bacharel e licenciada em História, Tainá desmistifica a ideia de que para aprender história, as aulas precisam ser monótonas , com muita leitura e repleta de livros com textos extensos. Em entrevista à Gazeta, ela conta que a ideia de criar o canal surgiu quando passou a observar que eventos históricos como Ditadura Militar e nazismo, por exemplo, vinham à tona com muita desinformação.  “A intenção é dialogar de uma forma mais simples sobre esses tópicos, que talvez as pessoas não estudaram, não lembram ou tiveram uma defasagem na sua educação formal”, explicou a professora. Atualmente, Tainá é graduanda em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e leciona pelo Governo do Estado, na Escola Humberto de Campos.

Leia mais notícias da editoria Geral

Outro incentivo que teve para criar o canal foi o apoio dos seus alunos, quando lecionava no Instituto Federal  Farroupilha (IFF) de São Vicente. “Falar de história de forma descontraída para mim é natural. É do meu jeito”, disse. Por isso e para passar uma ideia de pluralidade, Tainá escolheu o bar como cenário para suas aulas de história. O local das gravações é em uma cafeteria em Santa Maria, cidade onde reside há 15 anos. Atualmente, devido à pandemia, os vídeos estão sendo gravados na sua casa.

O conteúdo é direcionado aos que se preparam para o Enem e concursos, além de pessoas interessadas no assunto. As publicações ocorrem uma vez por semana e o cronograma está sendo elaborado conforme o interesse do público que acompanha o canal, além de mesclar com os assuntos da atualidade. No Instagram, Tainá também posta vídeos curtos, de até um minuto, com assuntos em pauta naquele momento, através do @tainavalenzuela.

Repercussões

Como resultado do projeto, Tainá espera poder alcançar e auxiliar o máximo de pessoas possível. “Tenho recebido um retorno muito legal. Acho que aí já cumpri o meu objetivo. Quanto mais pessoas eu atingir, melhor”, comentou.

A professora começou o canal há apenas dois meses, mas seus vídeos já repercutem consideravelmente. E como todo conteúdo disponibilizado nas redes sociais, gera debate com opiniões positivas e negativas. Sobre as críticas devido aos conteúdos envolvendo política, Tainá se mostra muito segura: “deixo muito claro a minha posição política, meu entendimento da sociedade e da humanidade. Sempre digo: quem disser que é neutro, está mentindo. Neutralidade não existe, a história não nos permite isso” avalia.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top