Ícone do site Gazeta de Rosário

Projeto de energia eólica pode ser desenvolvido em Rosário do Sul

No último dia 22, uma comitiva de Rosário do Sul foi à Brasília para tratar de um assunto que pode mudar os rumos da economia no município. Os parlamentares da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional receberam a prefeita Zilase Rossignollo Cunha e os secretários municipais de Obras, Adriano Dornelles, e de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Paulo Silva, junto ao representante do grupo Ibereólica Renovables, da Espanha, Francisco Javier Vergara, que mostra interesse em se instalar em terras rosarienses.

Em pauta, o pedido à bancada para que intervenha junto ao Conselho de Defesa Nacional (CDN) para que a empresa possa participar de leilão que ocorrerá em dezembro desse ano. O empreendimento tem prazo até setembro para se habilitar a funcionar na região da Fronteira Oeste. O projeto eólico atende os municípios de Rosário do Sul e Santana do Livramento, e chega ao montante de R$ 1,2 bilhão, na primeira fase, com geração de energia de 202 MW.

Durante a reunião, a prefeita de Rosário do Sul, Zilase Cunha, fez uma explanação aos deputados federais e senadores gaúchos. “O apoio de vocês é imprescindível”, disse a prefeita aos parlamentares, salientando que o auxílio é destinado a alavancar a região da Fronteira Oeste. “Nós sabemos da crise do nosso Brasil e do nosso estado. E quando nós temos a oportunidade de investir no nosso Rio Grande, na nossa Fronteira Oeste, depende do apoio de cada um de vocês, uma ligação apenas”, completou.

A articulação, que começou junto ao Governo do Estado e chegou ao Congresso Nacional, surtiu resultado. Segundo o secretário Dornelles, em entrevista à Gazeta, o ministro de Segurança Institucional, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, assinou o documento que autoriza a liberação da área de fronteira que deverá ser usada pela Ibereólica para instalar o empreendimento. O próximo passo é a publicação do ofício no Diário da União.

Dornelles salienta a importância do apoio e atuação de membros do Governo do Estado, como o chefe de gabinete João Carlos Mocellin e do secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen – primo do ministro Etchegoyen, além do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM), que requereu a reunião da bancada gaúcha com a comitiva de Rosário do Sul em Brasília.

Momento histórico

Em entrevista na Radio Marajá, o secretário de Obras Adriano Dornelles ressaltou que o investimento irá movimentar Rosário do Sul. Ele lista serviços que serão necessários para atender o empreendimento, como alimentação e transporte – que podem ser ofertados por empresas do município –, e também adianta que a Ibereólica prevê a contratação de cerca de 600 funcionários, inicialmente.

“As pessoas devem se qualificar. Vai ter prioridade para o soldador, para o eletricista, para o pedreiro, para essa parte toda de metalúrgica”, analisa ele. “Nós vamos dar todo o apoio para que as pessoas se qualifiquem para quando a empresa estiver fazendo o chamado de pessoal”, afirmou.

Dornelles disse que o negócio pode ter reflexo até nas estradas, que serão utilizadas pela empresa e que deverão receber uma atenção da mesma. “Nós precisamos dessa forma de desenvolvimento, de geração de emprego, das pessoas poderem lutar por si próprios. É isso que estamos fazendo nesse momento”, declarou.

“Fomos criticados por achar que isso era um sonho. Não, vai se tornar realidade. Está na parte final para se tornar realidade”, acrescentou. O secretário concluiu dizendo que considera este um momento histórico para o município, que pode ser destaque na região pela riqueza que esse empreendimento pode gerar.

Com sede em Madrid, na Espanha, o grupo Ibereólica Renovables é uma das 20 maiores empresas do mundo em projetos de energia renovável. No Brasil, a empresa possui uma filial em São Paulo.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal