Você Está
Início > Notícias > Cidade > Projeto Memórias da Gauderiada terá evento este mês

Projeto Memórias da Gauderiada terá evento este mês

O festival Gauderiada da Canção Gaúcha será rememorado neste mês de abril no CTG Adaga Velha Oliveiro Thaddeo com o projeto “Memórias da Gauderiada”. O evento apresentará algumas das composições que marcaram a história do festival, sendo apresentada por músicos de Rosário do Sul. O ingresso será 1kg de alimento não perecível.

Conforme Celomar Marques, um dos organizadores junto com a patronagem do CTG e músicos locais, a ideia é rememorar o festival apresentando algumas de suas canções consagradas não necessariamente as vencedoras, mantendo viva a memória da Gauderiada.

“Já estamos divulgando o projeto e vamos apresentar no dia 26. Vamos nos reunir com os músicos essa semana para escolher as músicas. Seriam muitas, mas vamos selecionar entre 8 a 10 canções para apresentar no dia. A ideia do projeto é manter viva a memória do festival, essa é a essência do projeto”, disse Celomar à Gazeta.

O evento ocorrerá dia 26 de abril, uma sexta, a partir das 20h no CTG Adaga Velha. O projeto também terá sua contrapartida social, onde ingressos não serão cobrados, mas pede-se ao público que irá prestigiar,  de levar um quilo de alimento não perecível.

A Gauderiada marcou época divulgando Rosário e as músicas nativistas do RS por 37 edições. Ela foi concebida da ideia de dois saudosos personagens da cidade, Lair Eich e Ramão Bonilla no início dos anos 80, ganhando o apoio de empresários e poder público tendo realizado suas primeiras edições no ginásio Ervilhão, e posteriormente passando para o Parque de Exposições Ananias Vasconcellos onde também existia a chamada “cidade de lona”, onde famílias e amigos acampavam e acompanhavam os três dias de festival. A Gauderiada revelou inúmeros cantores e instrumentistas gaúchos e fez sucesso dentro e fora do RS.

Em janeiro de 2018, o festival fez sua última edição no Parque de Exposições com a 36ª Gauderiada da Canção e 29ª Gauderiada Mirim. Naquela ocasião a Gazeta de Rosário transmitiu todo o festival ao vivo, sendo a chamarra “Livre”, representando São Vicente e Uruguaiana a grande vencedora do troféu Gaudério.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Em 2019, seu último ano, os organizadores fizeram um mutirão para que o festival saísse, e a 37ª Gauderiada ocorreu no palco da Praia Areias Brancas, juntamente com a 30ª Gauderiada Mirim, enfrentando até mesmo a chuva, o público não arredou o pé e prestigiou. Nela saiu vencedora a chamarra “Dois ofícios”, representando São Gabriel e Livramento e premiados os rosarienses Fábio Prates e o intérprete Fernando Saccol com a música mais popular intitulada “Lidando com o rebanho”. Lucas Sobreira recebeu na mesma ocasião o troféu revelação do festival.

Foto destaque: Gazeta de Rosário/Renato Moraes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top