Você Está
Início > Notícias > Geral > Prorrogado o prazo para vacinação contra aftosa no Rio Grande do Sul

Prorrogado o prazo para vacinação contra aftosa no Rio Grande do Sul

O governo federal deu aval para que a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul seja prorrogada até 24 de abril. O prazo original se encerraria nesta terça-feira (14). Em Rosário do Sul, menos da metade da população bovina e das propriedades rurais já comprovaram a vacinação na Inspetoria de Defesa Agropecuária local.

Até a última sexta-feira (10), conforme a Inspetoria, somente 47,54% da população bovina teve a vacinação efetivamente homologada e 42,57 % das propriedades rurais. Em comparação ao ano passado, na última semana da campanha, 80% dos produtores rurais já haviam comprovado a vacinação. A Inspetoria avalia que a pandemia de coronavirus seja o principal fator para o baixo volume de comprovações, seguido do fato de que a campanha foi antecipada este ano, já que normalmente ocorre em maio. Em todo o Estado, a expectativa é de que 12,6 milhões de animais sejam imunizados, entre bovinos e bubalinos de todas as idades.

Para evitar aglomerações nas inspetorias locais e deter o avanço da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, os produtores podem enviar os comprovantes de vacinação pelo e-mail ivz-rosariodosul@agricultura.rs.gov.br. Para dúvidas, o contato da Inspetoria em Rosário do Sul é o 3231-1168 e o horário de atendimento é das 8h às 14h, seguindo a determinação do Decreto Estadual nº 55.154. O prazo para a apresentação de notas ficais de compra de vacinas contra a febre aftosa foi prorrogado até 30 de abril.

A campanha de vacinação, que ocorre tradicionalmente em maio, foi antecipada como parte da estratégia do Estado para ser declarado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como livre de aftosa sem vacinação, a fim de obter, num segundo momento, o reconhecimento internacional dessa condição pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Até o momento, no Brasil, apenas os estados de Santa Catarina e Paraná conquistaram o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação.

Foto: Fernando Dias/Ascom Seapdr / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top