Você Está
Início > Notícias > Cidade > Quando a cota acaba: Pacientes do SUS esperam pelo próximo mês ou pagam exames em Rosário do Sul

Quando a cota acaba: Pacientes do SUS esperam pelo próximo mês ou pagam exames em Rosário do Sul

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta alguns exames laboratoriais que atendem a saúde básica. Ainda assim, em Rosário do Sul, uma aposentada de 80 anos ficou surpresa ao ter sua requisição de exames de sangue negada. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (foto), existe uma cota mensal para a realização de exames e, quando atingida, os procedimentos voltam a ser ofertados a partir do primeiro dia do mês subsequente.

Para a sobrinha da idosa (que preferiu ter sua identidade preservada), Arlinda Freitas Rosa, a estranheza foi grande, pois, geralmente, as requisições são aceitas. “Dos oito exames solicitados apenas o hemograma, que é o mais barato, foi aceito”. Ela ainda relata que não recebeu nenhuma justificativa da agente de saúde que a atendeu. O caso aconteceu há cerca de 15 dias, na unidade de saúde do Bairro Artidor Ortiz.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Vales, existe uma cota mensal de exames que são liberados pela rede SUS. Ele explica que quando a cota é atingida, os exames serão ofertados na virada do mês. “Quero deixar claro que ninguém deixa de fazer os exames, acontece de no mesmo mês a pessoa não poder fazer”. Ele ainda destaca que a rede básica de atendimento do município é eletiva e não de urgência e emergência.

Rosa ainda conta que o tio, aposentado e com 80 anos, também passou pela mesma situação. Ela relata que no caso dele, após muita insistência, duas das cinco requisições de exames foram aceitas.

O secretario Valles afirma que a maioria dos exames realizados nos postos de saúde são custeados pelo município e é necessário um delimitador da demanda. “Em alguns casos, mesmo que a cota seja excedida, nós disponibilizamos (a requisição) pela urgência. Mas temos que ter uma gestão delimitadora para que as pessoas possam ter acesso, se não for assim todos querem e quem realmente precisa fica sem”, enfatiza.

O agendamento e a liberação de exames são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, na Secretaria de Saúde (Rua Sete de Setembro, nº 3039). A lista de exames laboratoriais que o município cobre nas unidades de saúde e a cota mensal para cada um deles não foi fornecida à reportagem da Gazeta pela Secretaria Municipal de Saúde.

Clique aqui e tenha acesso à integra da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, elaborada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional da Saúde, em 2011.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top