Ícone do site Gazeta de Rosário

Quarta onda de frio baixou temperaturas novamente no estado

Massa de ar polar vinda da Argentina atingiu a região de Rosário do Sul no fim de semana

Uma intensa massa de ar polar que está concentrada na Argentina atingiu também o Rio Grande do Sul nos últimos dias. A mudança causou diminuição nas temperaturas na metade sul do Estado, enquanto que uma área de instabilidade causava chuva na metade norte.

Essa é a quarta onde de frio que atinge Rosário do Sul. Na terceira, ocorrida ainda nesse mês de junho, foi registrada a temperatura mais baixa no município em mais de 20 anos: -3°C.

Segundo o Observatório ClimaRosul, o tempo teve mudança a partir do meio dia de sábado (23) em Rosário do Sul. Nessa data, a máxima na cidade chegou aos 23,6°C. Com a chegada do ar frio aliado à chuva, as temperaturas caíram mais de 10°C. A mínima de sábado foi registrada no final do dia, com 10,2°C.

O acumulado de chuva entre a tarde de sábado e a manhã de domingo (24) foi de 29 milímetros. Na data, a temperatura caiu ainda mais, com mínima de 6,7°C. A máxima ficou em 10,3°C. Com o vento, a sensação térmica girou em torno dos 5°C.

Ainda conforme o ClimaRosul, o frio se manteve na manhã desta segunda-feira (25), com mínima de 8,5°C.  Nesta terça-feira (26), no entanto, os termômetros devem marcar temperaturas mais baixas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de mínima de 1°C e máxima de 13°C.

O tempo deve começar a mudar na quarta-feira (27) no Estado, com a entrada de um ar mais quente. Em Rosário, o dia deve ter mínima de 7°C e máxima de 19°C, com sol. A partir daí, as temperaturas devem subir gradativamente. Ainda conforme o INMET, na quinta-feira (28), a mínima fica em 13°C e máxima em 19°C, com nuvens. Já a sexta-feira (29) deve ter céu encoberto, com mínima de 16°C e máxima de 21°C.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário