Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rapper rosariense é campeão em disputa de Hip-Hop

Rapper rosariense é campeão em disputa de Hip-Hop

O rapper rosariense Rodrigo Souza “Rodrigo MC”, hoje radicado em Arroio dos Ratos, conquistou o título de campeão na 3ª edição da Batalha do Verde, na cidade de Butiá/RS. O evento ocorreu na Praça Santa Terezinha, no domingo (4). Esta foi a primeira conquista do letrista que há cinco anos escreve rap.

O evento foi organizado pelo rapper Luciano Martinez, conhecido como “Dime”, e contou com apoio da prefeitura de Butiá, com o intuito de inclusão da cultura hip-hop na comunidade gaúcha. Com 24 anos, Souza nunca tinha participado do concurso. O rosariense disputou a final contra Gabriel Freitas “Stronger”, de Butiá, levando o título de campeão. O tema das rimas era livre, consistindo em versos, e o rosariense resolveu falar sobre superação.

“A festa estava linda”, destacou o rosariense que ganhou brindes, medalha e também um contrato com a gravadora Fumaça Records. “Quando explodiu na Internet as batalhas de rima no eixo SP/RJ, foi quando eu me foquei mais. Ficava encantando vendo os caras rimar, levantar a plateia. Eu queria ser igual, então comecei a escrever. (…) Tive a oportunidade de cantar minha música Superação, que conta um pouco minha trajetória de vida e no rap como um só caminho”, explicou o campeão.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Rodrigo MC quer dar prosseguimento ao seu futuro como rapper. “Aqui no sul se torna mais dificultoso pelo fato da descrença das pessoas, mas isso não abala a cultura, pelo contrário, agrega mais ainda nas minhas letras”, concluiu o jovem que em breve deve apresentar novos projetos.

Saiba Mais

  • RAP- O RAP que é um dos seis pilares da cultura Hip-Hop, e a tradução literal é “Ritmo e Poesia”, ou seja, uma poesia feita através de rimas, e na maioria das vezes é feito sem qualquer acompanhamento de instrumentos musicais tradicionais, mas sim por um DJ.
  • MC- Já MC, que na tradução é “Mestre de Cerimônia”, é o porta-voz que relata, através de rimas, os problemas, carências e experiências, em geral dos guetos. Não só descreve, mas também lança mensagens de alerta e orientação. O MC tem, como principal função, animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem.
  • HIP-HOP- O Hip Hop é um gênero musical que iniciou na década de 70 em subúrbios latinos de Nova Yorque e se espalhou pelo mundo, reunindo expressões culturais como o Rap, DJ, breackdance e grafite ficando espalhado no mundo após os anos 2000.
Na final Rodrigo MC (com o microfone) venceu Stronger (de costas) na final e sagrou-se campeão da Batalha do Verde em Butiá

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto:
Edson Leal / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top