Você Está
Início > Notícias > Cidade > Representantes de Rosário do Sul tratam sobre situação de emergência com ministros

Representantes de Rosário do Sul tratam sobre situação de emergência com ministros

Um levantamento feito pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) aponta que as prefeituras somam prejuízos na ordem dos R$339 milhões com os temporais. As fortes chuvas e ventanias já deixaram mais de 90 cidades em situação de emergência. Rosário do Sul é uma delas. Ao todo, 193 prefeituras relataram algum tipo de estrago ou prejuízo.

O município decretou situação de emergência no dia 1º de maio em função da impossibilidade de tráfego nas estradas da zona rural.  Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), desde janeiro os índices de chuva já ultrapassaram 1.500 milímetros na cidade.

Na segunda-feira (13), o vice-prefeito, Rafael Pinto, e o secretário de Obras, Adriano Dornelles, estiveram em Uruguaiana. Na ocasião, os ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, sobrevoaram as regiões afetadas e se reuniram com representantes dos municípios para tratar da situação.

Segundo o vice-prefeito de Rosário, os representantes do governo federal ressaltaram que é necessária a homologação do decreto de emergência, por parte do Estado, para que se busque recurso junto aos ministérios. “Decretamos a situação de emergência e agora estamos aguardando o reconhecimento do estado para então buscar esses recursos e assim agilizar a recuperação das estradas”, afirma Pinto. A homologação dá acesso a benefícios relativos à ajuda humanitária.

Até o momento, o Estado já homologou a situação de emergência de 20 cidades. São elas: Áurea, Catuípe, Chiapeta, Cristal, Itapuca, Itaqui, Miraguaí, Panambi, Pedras Altas, Pirapó, Roque Gonzáles, Santo Ângelo, São Borja, São Jerônimo, São José das Missões, Sinimbu, Terra de Areia, Três Arroios, Tunas e Uruguaiana terão acesso a benefícios relativos à ajuda humanitária.

O próximo passo é a liberação de recursos para a reconstrução dos municípios através da homologação do governo federal. Conforme o secretário municipal de Obras, o levantamento preliminar foi apresentado nessa quarta-feira (14). Nele foram identificados os locais mais danificados nas estradas, como pontes, pontilhões, bueiros. Ele ainda diz que espera que as linhas de crédito sejam facilitadas para compra de maquinário. “Estamos levantando o prejuízo, mas foi imenso. Praticamente destruiu o que arrumamos nesses cinco meses de Secretaria”. Dornelles atenta para a incapacidade de acesso em algumas vias e o prejuízo que isso causa aos moradores e ao acesso escolar.

Rosário do Sul possui 4.800 quilômetros de extensão em estradas interioranas. Na maioria das vias, a situação é de difícil acesso, pontos críticos ou com pontes danificadas ou destruídas.

Em todo o estado, cinco pessoas já morreram em virtude dos temporais. A última vítima fatal foi um jovem de 19 anos, ferido durante um desabamento ocorrido na localidade de Vila Oliva, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha.

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Foto: Divulgação / Prefeitura

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top