Ícone do site Gazeta de Rosário

RGE Sul alerta para chance de novos temporais no Estado

Após as fortes chuvas que passaram pelo Estado no último domingo (1º), a RGE Sul alerta para a possibilidade de novos temporais no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (6). Em Rosário do Sul, já houve precipitação na noite de quinta-feira (05).

Segundo o site de meteorologia MetSul, apesar da previsão de chuva, o cenário meteorológico para esta sexta é muito diferente do que o do domingo. Qualquer episódio severo, se ocorrer, será localizado.

Para Rosário do Sul, o Climatempo indicava 24mm para a sexta-feira. As temperaturas devem permanecer altas, entre 19°C e 25°C. Já neste sábado (7) o tempo deve ser seco, com máxima de 24°C. No domingo (8), a chuva deve retornar ao município, com cerca de 5mm previstos. Na noite de quinta-feira choveu de forma rápida, acumulando apenas 2mm, segundo o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

No último domingo (1º), a rede de distribuição das empresas RGE e RGE Sul foi severamente danificada por um temporal que varreu boa parte do Rio Grande do Sul e deixou 560 mil clientes sem luz. Para tranquilizar a população as empresas têm estratégias definidas para atuar em casos de contingências e com poder de mobilização para atender às possíveis ocorrências. Em Rosário, conforme o Cemaden, foram registrados 13,6 mm durante o final de semana passado.

Caso haja queda de energia, a RGE informa que para agilizar os atendimentos, os clientes podem avisar a empresa pelo SMS Center. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto de seu celular com a palavra LUZ e o número do “Seu Código de cliente”, disponível na fatura de energia, para o número 27350. O serviço é gratuito.

Foto: Divulgação