Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosarienses enfrentam filas para realização do recadastramento biométrico

Rosarienses enfrentam filas para realização do recadastramento biométrico

Desde a semana passada, os eleitores de Rosário do Sul que deixaram para o prazo final a realização do recadastramento eleitoral com biometria enfrentam filas e espera para regularizar sua situação junto ao Cartório Eleitoral, que funciona no quarto andar do edifício do Fórum. A média de atendimento é de mais de 250 pessoas por dia. O prazo final é na próxima quarta-feira (11).

Na manhã desta quinta-feira (5), muitos eleitores aguardavam o atendimento. A fila ocupava a quadra da Rua General Canabarro até próximo à rua Independência. Às 9h, os eleitores foram direcionados para o interior da sala do tribunal do júri, onde retiraram suas senhas aguardando para regularizar seu título. Uma equipe de cinco pessoas, incluindo o chefe do cartório, Daniel Gomes Dockhorn, trabalham intensamente para atender à demanda que se intensificou nos últimos dias.

O cadastramento biométrico é feito há mais de um ano no Cartório Eleitoral, porém muitos deixaram para a última hora para regularizar a situação. Dockhorn estima que ainda faltem oito mil eleitores para regularizar.

“Nós viemos trabalhando o cadastramento biométrico há mais de ano. Estamos atendendo mais de 250 eleitores por dia só que mesmo assim não será suficiente para atender todos, pois muitos nem sequer estão vindo”. Com a média de 250 por dia, em quatro dias são mil eleitores, e faltando seis dias, na quinta-feira (5), a estimativa é que mais 1.500 títulos sejam regularizados até o final do prazo de quarta-feira (11).

Leia mais notícias da editoria Cidade

Com a demanda alta, o último plantão do Cartório Eleitoral ocorrerá neste final de semana dias 7 e 8 de março, quando funcionará das 8h ao meio dia. “Estamos com o trabalho estendido atendendo até o último eleitor com ficha e em muitos dias estendemos o atendimento muito além do expediente. Enquanto tiver gente para atender estaremos aqui”, disse Daniel. A equipe ainda conta com o apoio de funcionários do Fórum na recepção no primeiro andar.

Dockhorn explicou duas situações que estão ocorrendo. Alguns eleitores estão vindo sem necessidade, pois já fizeram o cadastramento. “O pessoal que tem o termo “Identificação Biométrica” escrito no título não precisa vir, este já está feito. Pessoas estão vindo tomando o lugar de outros”, disse. Em outra situação, no próprio site do TRE/RS existe o serviço de agendamento de 10 atendimentos por hora, mas eleitores estão realizando o agendamento e não estão indo.

Ao todo, a 39ª Zona Eleitoral de Rosário do Sul possui 32 mil eleitores. Até o final de janeiro faltavam 13.200. Conforme a entrevista do chefe do cartório, os faltantes seriam oito mil.

Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 3231-1092 de segunda a sexta-feira.

Reportagem e foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top