A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do RS realizou na segunda, 29 de Janeiro, um evento comemorativo ao Dia da Visibilidade TRANS. Na ocasião foram homenageadas 50 pessoas transexuais de diversas cidades gaúchas que atuam em seus municípios, promovendo a visibilidade e o respeito à diversidade. Em sua 1ª edição, a cerimônia concedeu o Troféu Visibilidade TRANS que enaltecerá a trajetória da transexual santa-mariense, Verônica Oliveira (in memorian) – ativista do movimento LGBT em Santa Maria e região e que foi brutalmente assassinada em 12 de dezembro de 2019.
Rosário do Sul teve duas representações, as rainhas Alessandra Silva do Bambas da Orgia e Karen Souza, rainha de bateria da Escola de Samba Embaixadores do Ritmo foram escolhidas em diversos nomes para compor o grupo de homenageados.
Ambas são rosarienses e fazem história levando o nome de Rosário do Sul para todo o Estado. A solenidade ocorreu no Teatro Renascença na Capital do Estado.
Leia mais notícias da editoria Geral
O evento foi uma realização do Departamento de Diversidade e Inclusão e conta com o apoio da ONG Igualdade RS – Associação de Travestis e Transexuais do RS, o Grupo Diversidade RS e a Prefeitura de Porto Alegre.
Foto em destaque: Divulgação