Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário do Sul perde Dr. Odilon Amaral Santiago, aos 75 anos

Rosário do Sul perde Dr. Odilon Amaral Santiago, aos 75 anos

Faleceu, na manhã desta segunda-feira (8), o advogado, professor, ex-vereador e presidente do Legislativo municipal, o Dr. Odilon Amaral Santiago, aos 75 anos, vítima de Covid-19.  O falecimento consternou a comunidade em geral, já que era atuante e participante de várias entidades do município ao longo de várias décadas. Foi decretado luto oficial no município por três dias.

Conforme informações dos familiares, ele estava se tratando da Covid-19 havia 10 dias, mas como sua recuperação estava sendo satisfatória não foi preciso sua internação. Durante a madrugada desta segunda ele acabou passando mal com falta de ar e faleceu por volta de 6h da manhã.

Odilon nasceu em Rosário do Sul em 28 de novembro de 1945 e atuou por grande parte de sua vida na advocacia, mas era atuante nas áreas educacional, social, carnavalesca e política, dentre outras tantas que participou.

Formado Advogado em 1982, pelas Faculdades Unidas de Bagé, recebeu sua carteira definitiva da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sob o número 16.308, em 1983, tendo atuado por quase 40 anos nas causas cível, criminal e trabalhista. Em 2019, foi destaque em reportagem da Gazeta de Rosário, quando recebeu da Subseção local da Ordem, o Jubilado pelos então 37 anos de atuação na advocacia.

Na política rosariense foi muito atuante. Vereador por duas legislaturas e duas vezes presidente do Legislativo de Rosário do Sul. Em 1976 foi eleito com 945 votos, sendo o segundo mais votado na sua bancada do MDB. Foi presidente da Câmara em seu primeiro ano da legislatura no ano de 1977. Em 1982 concorreu a vice-prefeito pelo PDT na chapa encabeçada por José Noé Sasso. Na época era possível ter duas chapas majoritárias concorrendo a Prefeitura. Odilon e Sasso obtiveram 2.016 votos. Na chapa PDT 1, foi vencedora daquela eleição com Glei Menezes de prefeito e Israel Gonçalves como vice.
Em 1996 voltou à Câmara de Vereadores, ao ser eleito pela segunda vez como vereador, pelo PDT, com 614 votos. Na legislatura de 1997-2000 foi presidente da Câmara pela segunda vez em 1999. Era consultor jurídico de mais de 10 entidades locais.

Santiago foi chefe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) entre maio de 2001 até maio de 2004. Como professor por mais de 17 anos, atuou na escola Plácido de Castro, lecionando Contabilidade e por último estava lecionando Legislação. Na área social era membro da Sociedade Recreativa Beneficente União Rosariense (SRBUR), onde foi presidente por três anos. Atuante no Carnaval rosariense foi membro do saudoso “Grupo X” fundado por seu padrinho Tenente Pinheiro. O grupo era reduzido, e desfilava nos carnavais de rua da cidade, com sambas que falavam da raiz do carnaval que ele tanto apreciava com sua família e amigos.  Era atuante também no Grupo Palmares e desportista sempre torcedor atuante do Grêmio e também gostava muito do tradicionalismo gaúcho.

O município de Rosário do Sul, através do prefeito Vilmar Oliveira, expediu o decreto 026, datado de hoje, decretando luto oficial no município pela perda do Dr. Odilon. O luto oficial vale por três dias em reconhecimento público.

A OAB também emitiu nota de pesar pelo falecimento do Dr. Odilon. O presidente da Subseção da OAB/Rosário do Sul, Cezar Prevedello expressou à Gazeta a perda para a entidade e para Rosário do Sul: “É uma perda muito grande para nós, foi um referencial na advocacia, trabalhou muito tempo na assistência ao consumidor da prefeitura. Sempre foi um homem posicionado ponderado educado fino, de conversa muito boa e conhecimento”, assinalou Prevedello.

Odilon deixa a viúva a professora Jari Félix Santiago, dois filhos e netos.  Os serviços fúnebres foram a cargo da Funerária Ângelus e o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal São Sebastião após às 10h30 da manhã desta mesma segunda-feira (8). A família agradece a todos que estão se solidarizando pela inestimável perda.

Foto: Arquivo / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top