Você Está
Início > Gazeta Rural > Secretaria da Agricultura publica relatório de ocorrências de derivas de herbicidas hormonais

Secretaria da Agricultura publica relatório de ocorrências de derivas de herbicidas hormonais

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou, na sexta-feira, 29, o Relatório de Ocorrências de Derivas de Agrotóxicos Hormonais.

Os dados demonstram a situação da última safra de verão (2021-2022), que registrou redução no número de denúncias, e compilam o trabalho realizado de mitigação do risco de ocorrências de deriva de herbicidas hormonais no período de 2018 a 2021.

As instruções normativas da Seapdr nº 41, que trata da venda orientada de agrotóxicos hormonais, e nº 42, sobre o cadastro de aplicadores e exigência de curso de boas práticas na aplicação de agrotóxicos em 35 municípios do Estado, foram a base legal para o trabalho realizado, além da fiscalização nas áreas de maior ocorrência. Rosário do Sul está entre os municípios onde as instruções normativas 41 e 42 foram prorrogadas recentemente.

“Tendo em vista que as ocorrências de deriva foram causadas por inobservância à correta aplicação dos produtos, a exigência de instrução dos aplicadores nos municípios com ocorrência, declaração de uso e orientação pela responsabilidade técnica, aliadas à fiscalização a campo, foram os meios que possibilitaram a redução de 32% das ocorrências na última safra”, avalia o diretor do Departamento de Defesa Vegetal da secretaria, Ricardo Felicetti. 

Leia mais notícias da editoria Geral

A partir de 1º de setembro, as exigências das instruções normativas passam a vigorar em todos os municípios do Estado. “O trabalho de mitigação de ocorrência de deriva na aplicação de agrotóxicos hormonais é complexo e demanda o envolvimento do poder público, responsáveis técnicos, produtores rurais, aplicadores, extensão rural, aprendizagem rural e entidades ligadas ao setor agropecuário. A discussão sobre melhorias deve ser permanente e está em constante avaliação. Não há uma solução definitiva e o trabalho é constante”, acrescenta Felicetti.

Leia o Relatório de Ocorrências de Derivas de Agrotóxicos Hormonais em: agricultura.rs.gov.br/hormonais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top