Você Está
Início > Notícias > Destaque > Senar promove o 1º Seminário Legislação Previdenciária Rural em Rosário do Sul

Senar promove o 1º Seminário Legislação Previdenciária Rural em Rosário do Sul

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, em parceria com Sindicato Rural de Rosário do Sul, um Seminário sobre Legislação Previdenciária e Tributária Rural no município. O evento foi realizado no último dia 27, no Parque de Exposições Ananias Vasconcellos.

O objetivo do seminário, direcionado ao público envolvido com atividades econômicas que se relacionam à área rural, foi orientar os produtores e trabalhadores do ramo sobre as legislações, emissão de nota fiscal, contribuições ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e ao Senar, além de benefícios previdenciários. O evento fez parte de uma série de palestras promovidas pelo Senar, realizadas com a colaboração da Receita Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Conselho Regional de Contabilidade.

Durante o encontro em Rosário do Sul, os principais pontos abordados foram o Funrural – imposto de contribuição previdenciária, incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural, e a própria Contribuição Previdenciária do Produtor Rural.

Evento aconteceu no dia 27 de setembro e reuniu trabalhadores rurais e contabilistas da região

Para orientar o contribuinte, o Senar elaborou, através do Projeto Cidadania Rural, um Manual de Orientação das Contribuições Previdenciárias na Área Rural e do Senar. O material está disponível no site da instituição e reúne todas as informações que o homem do campo precisa para saber o que deve à Previdência Social como cidadão e como empresário rural e, também, para poder cobrar o que lhe cabe na hora de se aposentar.

Para o presidente do Sindicato Rural de Rosário do Sul, Ayrton Marçal, o evento, que contou com a participação de diversos contabilistas da região, foi de grande valia para informar e esclarecer a classe sobre os temas abordados. “A importância do evento foi o esclarecimento e atualização da legislação vigente, que vem sofrendo alterações significativas, principalmente no último mês, e ainda deixa dúvidas”, ressaltou Marçal.

Reportagem: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário 
Fotos: Reprodução / Facebook

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top