Você Está
Início > Notícias > Política > Taquarembó e Jaguari sob suspeitas

Taquarembó e Jaguari sob suspeitas

Problemas com recursos e investigações atrasam obras que beneficiariam Rosário do Sul

 

Lançadas em 2007 com a ambição de acabar com os efeitos da estiagem que afetam a metade sul do Rio Grande do Sul, as barragens de Taquarembó, no município de Dom Pedrito, e Jaguari, em São Gabriel – que beneficiariam, também, Rosário do Sul –, já consumiram R$ 143,5 milhões em recursos públicos. Para que fiquem prontas, ainda faltam R$ 147 milhões.

Paralisada desde março de 2011, a obra de Taquarembó emperrou na falta de recursos. Na barragem de Jaguari, interrompida em janeiro de 2012, o problema foi a falta de argila, matéria-prima para a construção dos diques de contenção da água. Mas não é somente a falta de matéria-prima e recursos que emperram o projeto. As construções foram alvo de investigação da Operação Solidária, iniciada em 2007, que apurou suspeita de fraudes em obras de infraestrutura no Estado. O caso está em análise na Procuradoria-Geral da República, que poderá tomar três caminhos: arquivar o pedido, solicitar novas diligências ou oferecer denúncia.

Em reportagem do jornalista Nestor Tipa Júnior, publicada na Zero Hora no último domingo (13), o ex-secretário de Irrigação do Estado que comandou o início dos trabalhos, Rogério Porto, diz que estudos foram feitos ainda nos anos 1980, no governo Pedro Simon, quando as obras foram consideradas prioritárias para a bacia do Rio Santa Maria, o que teria sido confirmado por novos levantamentos realizados por uma consultoria espanhola nos anos 2000. No entanto, Porto diz que obras complementares e canais – o que teria ocasionado a necessidade de mais recursos – não faziam parte do acordo assinado inicialmente com o Ministério da Integração Nacional. “A construção dos canais ficou condicionada ao final da execução das barragens e não poderia ser alvo de convênio anterior”, explica Porto.

Em entrevista a Gazeta de Rosário, o presidente do Comitê da bacia hidrográfica do Rio Santa Maria e vice da Associação Usuário da Água da bacia do Rio Santa Maria (AUSM), Roberto Carvalho, falou sobre a polêmica reportagem da ZH e o entendimento de ambas as entidades sobre o que é tratado nela. Segundo ele, a matéria tratou apenas do passado, sem apresentar informações importantes e atuais, como o fato do estudo da viabilidade dos canais que está sendo feito e o plano de irrigação lançado pela Secretaria de Obras do Estado, além de mais quatro barramentos que estão sendo realizados pelo Ministério da Integração (nas barragens da Ferraria, Rio Soturno, Estancado e São Sepé).

Carvalho afirma também que a previsão é que as obras em debate sejam retomadas ainda em 2013 e sua conclusão se dê neste mesmo ano ou em 2014, com uma nova licitação sendo feita para a barragem de Taquarembó e os problemas de desapropriação no Jaguari sendo solucionados. “A comunidade pode ficar tranquila, pois, a principio, as notícias são boas. Os problemas do passado vão ter de ser resolvidos juridicamente, não cabe ao Comitê julgar”, conclui o presidente Carvalho.

 

Viabilidade dos Canais

 

No dia 31 de janeiro acontece a primeira etapa do estudo de viabilidade dos canais das barragens Taquarembó e Jaguari, às 18 horas, no Sindicato Rural de Rosário do Sul. A apresentação será feita pelas consultorias contratadas pelo Estado para a realização do estudo e terá a presença do diretor de Irrigação da Secretaria de Obras Públicas (SOP), Paulo Renato Paim, bem como técnicos do Ministério da Integração Nacional, da Secretaria de Irrigação e Desenvolvimento Urbano, além de prefeitos e entidades representativas dos usuários de água e produtores da Bacia do Rio Santa Maria.

Durante o encontro, será realizada a entrega do relatório da primeira etapa do plano de trabalho, que foi elaborado entre as consultorias, Secretarias de Obras, Comitê e Associação dos Usuários. A reunião é aberta a toda população.

Presidente do Comitê e vice da Associação Usuário da Água da Bacia do Rio Santa Maria, Roberto Carvalho. Foto Stephane Amaral
Presidente do Comitê e vice da Associação Usuário da Água da Bacia do Rio Santa Maria, Roberto Carvalho. Foto Stephane Amaral
Registro das obras na barragem de Taquarembó. Foto Divulgação
Registro das obras na barragem de Taquarembó. Foto Divulgação
Obras de Jaguari, em São Gabriel, estão paradas há um ano. Foto Divulgação
Obras de Jaguari, em São Gabriel, estão paradas há um ano. Foto Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top