Você Está
Início > Notícias > Cidade > Tempestade causou pequenos danos em Rosário do Sul

Tempestade causou pequenos danos em Rosário do Sul

Como já havia sido previsto por institutos climáticos, uma tempestade atingiu o RS e Rosário do Sul na tarde de quarta-feira (15), com muito vento, trovoadas e chuva forte. Os danos no município foram mínimos, mas em cidades como Uruguaiana e a grande Porto Alegre, os prejuízos foram grandes.

No meio da tarde, a instabilidade tomou conta de Rosário do Sul e causou uma precipitação de 36 milímetros na zona norte e foi mais forte em outros pontos do interior.

A única chamada ao Corpo de Bombeiros foi em um imóvel localizado na Rua Quaraí, bairro Jardim Paraíso. O teto de uma garagem foi projetado no muro da casa vizinha. Não houve feridos. As peças de zinco pregado em ripas de madeira, medindo cerca de 3×5 metros, voou com a ventania. A moradora do imóvel foi orientada. Já na pracinha do estudante, árvores antigas tombaram, mas não causaram danos. Houve queda de energia elétrica em alguns pontos da cidade, que já foram restabelecidos.

A chuva foi bem vinda no agronegócio, amenizando a estiagem que abate a região. Conforme a Hidroweb, a chuva na região do Campo Seco, localidade do Passo do Farrapo, foi de 29 mm. Lá o nível do rio Ibicuí da Armada estava com 1 metro e 81 cm acima do nível normal. No Rio Santa Maria, o rio estava, nesta quinta-feira (16), com 34 cm acima do nível e uma vazão de 32,6 metros cúbicos por segundo.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Até aqui, o acumulado de chuva na zona urbana de Rosário do Sul é de 52 mm. Em dezembro choveu apenas 38.

No RS, entre as cidades mais atingidas estavam Uruguaiana na Fronteira Oeste e Porto Alegre. Na cidade fronteiriça, ocorreram danos materiais devido às rajadas de quase 90 km/h, que destelharam prédios e arrancaram árvores e postes. Uma pessoa ficou ferida.  Na capital, além do destelhamento de prédios e outros imóveis, postes e árvores caíram e houve um apagão que deixou milhares de clientes sem energia elétrica.

Na manhã desta quinta-feira o ar frio vindo do sul da América do Sul deixou as temperaturas agradáveis após dias de calor intenso que deve voltar nos próximos dias.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top