Você Está
Início > Notícias > Cidade > Tempestade pode atingir Rosário do Sul nesta quinta-feira

Tempestade pode atingir Rosário do Sul nesta quinta-feira

Nesta quarta-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Defesa Civil do estado emitiram alertas de tempestade, com grau de perigo para todo o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã (15).

Conforme o boletim INMET, até a manhã de quinta-feira está em vigência o alerta laranja, que é o segundo mais forte em uma escala de quatro, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, e 50 a 100 milímetros por dia. Além disso, são previstos ventos intensos de 60 a 100km/h e queda de granizo.

Existe também o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. No mapa dos locais que podem ser atingidos, está Rosário do Sul, que é citado pelo órgão em seu comunicado.

No alerta da Defesa Civil também é informada a previsão de tempestade. O alerta foi emitido pela manhã, via SMS, para os gaúchos que cadastraram seu CEP no número 40199. Durante a tarde, uma nova mensagem foi disparada para reforçar o aviso de riscos meteorológicos em todo o RS, inclusive a região de Rosário do Sul.

A estação meteorológica Climarosul, que monitora o município, também publicou mensagem em suas redes sociais para os rosarienses. “O período de 22h de hoje e 4h da madrugada devem ser de atenção. Recomendamos calma! Evite transitar pela rua durante a noite e em caso de falta de energia elétrica, utilize lanternas. Amanhã o tempo deve melhorar pela manhã, pois essa frente terá rápido deslocamento”, diz a nota divulgada pelo Facebook.

SMS – A Defesa Civil possui um sistema de envio de SMS para alertas de desastres, que atualmente funciona em mais de 20 países. No Brasil, o RS e outros dois estados foram pilotos no projeto que já funciona desde o ano passado. Para o leitor receber o SMS em seu celular, deve encaminhar mensagem de texto (SMS) para o número 40199, com o CEP do município onde mora, no caso 9759-000 para Rosário do Sul. Após o envio, o usuário receberá mensagem informando que o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

ORIENTAÇÃO – Em caso de rajadas de vento, o INMET orienta que as pessoas não devem abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, diz a nota. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Foto: Reprodução / Inmet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top