Você Está
Início > Notícias > Cidade > Temporal deixa dois feridos e casas destruídas em Rosário

Temporal deixa dois feridos e casas destruídas em Rosário

O temporal que atingiu Rosário do Sul no início da madrugada desta terça-feira (10) deixou duas pessoas feridas e várias casas danificadas, algumas ficando quase que totalmente destruídas. O estrago maior foi na zona norte, principalmente na Agrovila. Outro ponto afetado foi a região do bairro Lagoa, próximo à Avenida Coronel Sabino de Araújo.

A estação meteorológica Clima Rosul, localizada na zona sul do município, registrou o início da tempestade por volta da 1h50, com ventos de 58 km/h naquele ponto e uma chuva que se estendeu até às 3h10. O acumulado foi de 36,6 milímetros.

Muitos pontos do município ficaram sem energia elétrica, incluindo os bairros Lagoa, Centenário, Vila Nova, Parque Ibicuí e partes da zona rural. Além disso, várias vias da cidade ficaram bloqueadas temporariamente por árvores que caíram com a força do vento. Na Av. Cel. Sabino, próximo à Escola Carolina Argemi Vazquez, um poste de iluminação pública tombou. Já no bairro Lagoa, telhas de uma propriedade ficaram caídas na rua e cabos de energia elétrica foram rompidos.

Outras residências foram destelhadas na zona norte. No bairro Parque Ibicui, ao menos 10 casas tiram danos e uma delas teve perda total, deixando a moradora com ferimentos pelo corpo.

Relatos de vento forte e raios

A moradora Jocieli Silveira, dona de casa de 28 anos, residente na Rua Santa Catarina, conta que estava dormindo quando tudo aconteceu. “Foi um vento muito forte, tipo tornado. Estava deitada na minha cama, quando escutei o vento e um tijolo caiu na minha cabeça. Peguei meu guri e sai pedindo socorro, sangrando. Perdi tudo, não tenho nada”, disse. Ela relata que o vento atingiu o local entre a 1h30 e as 2h da madrugada. A dona de casa estava na residência com o filho de colo e mais duas meninas menores. As crianças não ficaram feridas.

O ex-presidente do bairro Ibicuí e representante dos moradores, João Luis Rodrigues Oliveira “Vidigal” conta que a jovem ferida ficará na casa da mãe dela, que fica ao lado da propriedade danificada. Porém, segundo ele, não foi possível se aproveitar nada da residência. Somente naquela região foram 11 residências atingidas pelo vendaval.

Na Agrovila o temporal também foi intenso, destelhando várias residências e derrubando árvores, que danificaram plantações. A grande quantidade de raios foi outro fator que assustou a população e causou problemas. Em uma residência, mais de 70 pássaros foram encontrados mortos, caídos das árvores do local.

Na propriedade ao lado, Eldison Lemos “Nenê”, de 53 anos e de Aracelis Cristina Gonçalves “Cheli”, 46, relataram momentos de pavor. “Foi terrível. Perdemos o material [da obra], caiu uma parede, destelhou o teto. Mas graças a Deus a gente está bem, não aconteceu de se machucar”, disse a dona de casa Cheli. A propriedade do casal passava por reforma e uma parede de alvenaria construída por fora da parte de madeira caiu sobre a cozinha, destruindo também eletrodomésticos.

Já o pequeno agricultor e construtor civil Antonio Auri Rodrigues da Cruz “Tonho”, de 55 anos, vizinho de Nenê e Cheli, não teve a mesma sorte. Ele foi atingido quando sua casa desabou e ficou ferido. “Estava vendo televisão quando ‘enforteceu’ o tempo, um vento tipo tornado”, contou. Ele correu para a casa de uma vizinha, onde se abrigou. Tonho teve escoriações nas pernas e braços, e perdeu toda a construção que estava em fase de acabamento. O teto foi encontrado a cerca de 10 metros do imóvel. Ele também perdeu todos os móveis.

Defesa Civil e bombeiros trabalham no auxílio aos atingidos

A Defesa Civil percorreu durante o dia os locais mais atingidos, realizando o levantamento dos estragos. O Corpo de Bombeiros também realizou corte de árvores em via pública durante todo o dia.

Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Iran Najar, um total de 50 residências foram destelhadas, sendo duas em alvenaria com perda total. O órgão distribuiu lonas para todas as famílias atingidas, em torno de 200, nos bairros Antenor Rocha, Lagoa, Adroaldo e Prates, Tenente Bandeira, Planalto, Parque Ibicuí e Agrovila. Além disso foi encaminhado à Defesa Civil do Estado o Formulário de Informações de Desastre (FID), a fim de que seja conseguido o envio de ajuda humanitária para as pessoas atingidas. Em caso de necessidade, o telefone da Defesa Civil é (55) 9.9681.6937.

ENERGIA ELÉTRICA – As equipes da RGE Sul estavam espalhadas por vários pontos da cidade e interior, realizando o reestabelecimento da energia elétrica. Contatada, a empresa informou através de sua assessoria de imprensa que os principais estragos do temporal em Rosário estão relacionados à queda de galhos sobre a rede e o rompimento de condutores devido ao vento. “As equipes estão trabalhando para restabelecer a energia no menor tempo possível. Ao todo são 2.200 clientes sem luz no município”.

NÍVEL DOS RIOS – O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), que possui estação hidrológica junto a Ponte do Rio Ibicuí da Armada, registrava até esta terça-feira o nível de 2 metros e 33 centímetros, tendo aumentado nos últimos dias devido às fortes chuvas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top