Você Está
Início > Notícias > Cidade > União Municipal dos Estudantes é reativada

União Municipal dos Estudantes é reativada

A União Municipal dos Estudantes Rosarienses (UMER) está com nova diretoria desde que foi reativada no início deste mês e já projeta os primeiros trabalhos junto as escolas do município com o objetivo de reativar os Grêmios Estudantis. Além disso, realiza os primeiros contatos com as autoridades municipais.

Na última quinta-feira (16), integrantes da UMER reuniram-se com o presidente do Poder Legislativo, vereador Gilson Valdeci Alves (PDT), para uma visita de apresentação. No encontro, o presidente do Legislativo colocou a Casa a disposição dos estudantes e sugeriu algumas ações ao grupo. A UMER existe desde os anos 80 com mandato de dois anos.

Uma das responsabilidades da entidade, além de manter os Grêmios Estudantis ativos, é promover atividades e projetos ligados a educação que atendem alunos desde o 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. “Iremos fazer eleições dos Grêmios Estudantis a partir de março, com palestras educacionais como forma de motivar os alunos a participar das atividades da escola e do Grêmio com sua diretoria. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura gostou bastante da ideia”, explicou o presidente da UMER, o cearense Matias Pierre.

Os Grêmios Estudantis tem o objetivo de organizar cada vez mais as salas de aula, manter a escola informada de tudo que ocorre na cidade e organizar as turmas, como líderes. Além disso, a UMER tem a ideia de promover palestras, apresentar aos alunos do município outras culturas brasileiras, como a nordestina, por exemplo; realizar projetos esportivos com jogos de vôlei; trazer aos estudantes modalidades que não são muito difundidas, como o Jogo de Dama, Xadrez, entre outros, além de envolver os estudantes em eventos beneficentes.

O grupo se reúne na Escola de Cursos Técnicos Profissionalizantes Q.I, que disponibilizou provisoriamente um local para reuniões, mas já existe a possibilidade de um local definitivo para a realização dos encontros.

Diretoria provisória da UMER:

Presidente – Matias Pierre Barreto Freire;

Vice-presidente – Andriele Inácio;

1º secretário – Gabryel Lima;

2ª secretária – Andressa da Silva Soares;

Tesoureira – Litiele Inácio.

Presidente do Legislativo sugere ações

O presidente do Legislativo, vereador Gilson Alves (PDT), informou que pretende desenvolver um trabalho de inserção dos jovens em todos os níveis, e sugeriu a realização do projeto Vereadores Mirins. “Apresentei para eles esse projeto de Vereadores Mirins, onde sugeri que todas as escolas fossem inseridas, ou seja, seriam escolhidos 13 vereadores mirins para realizar uma sessão legislativa com os integrantes da UMER, onde apresentariam as demandas das escolas”, explicou Alves.

O presidente destaca a importância de inserir os estudantes na política: “Acredito que dessa forma novos futuros líderes se destacarão, além de tirá-los da condição de conforto frente aos problemas dos educandários, isso trará uma nova visão para eles podendo até mesmo surgir dali um futuro prefeito”, destacou o parlamentar.

Além disso, Gilson Alves disse que irá apoiar a UMER. “Vamos auxiliar eles na busca de uma sede e dar espaço na Câmara para sermos parceiros na consolidação da UMER, que ela siga forte e realize um trabalho positivo”, explicou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top