Você Está
Início > Notícias > Destaque > VÍDEO: “Bola de fogo” no céu é registrada em Rosário do Sul

VÍDEO: “Bola de fogo” no céu é registrada em Rosário do Sul

Após às 23h da noite de segunda-feira, 30, moradores de várias localidades de Rosário do Sul foram surpreendidos por forte estouro e um objeto estranho cruzando os céus. Um morador da zona norte do município filmou algo semelhante a uma bola de fogo caindo no sentido sul-norte.

As imagens, compartilhadas nas redes sociais, mostram a BR 290 e a Vila Nova. Após a passagem do objeto, escutou-se o forte estouro. A reportagem da Gazeta também recebeu vídeos de câmeras de segurança, mostrando um forte brilho no céu em diferentes regiões da cidade.

Segundo o especialista e diretor do projeto Bate-Papo Astronômico de Santa Maria, Fabrício Colvero, em entrevista ao Diário de Santa Maria, o fenômeno do tipo “fireball” (“bola de fogo” em inglês), não é observado com frequência no Estado. Estima-se que ocorram no máximo duas entradas do material na atmosfera por ano.
— Não é tão comum aqui em Santa Maria, a gente tem a estação de meteoros há três anos e não tivemos nenhum registro dessa intensidade aqui. Já dá para ver pela velocidade característica que é alguma rocha ou metal — explica.

De acordo com Colvero, há possibilidade de algum fragmento ter atingido o solo. — Ele entrou na atmosfera em altíssima velocidade, provavelmente era um objeto um pouco maior do que os que normalmente entram, por isso aquela luz intensa. Eu tenho uma câmera virada pro lado totalmente oposto do meteoro e as nuvens também piscaram, então foi absurdamente forte, ele chegou momentaneamente a iluminar o solo — ressalta o especialista.

Leia mais notícias da editoria Geral

A aparição gerou comentários nas redes sociais, mas Colvero afirma que, apesar de curioso, a entrada destes objetos acontecem diariamente na atmosfera e não representam nenhum grande risco aos moradores.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top