Você Está
Início > Notícias > Cidade > Vigilância Sanitária promove palestra sobre a água

Vigilância Sanitária promove palestra sobre a água

Na terça-feira (2) os alunos do sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oliveiro Thaddeo assistiram a palestras sobre água e saneamento, bem como sobre o programa “Vigiagua”. O evento, que aconteceu no Teatro João Pessoa, fez parte da programação da Semana Municipal da Água, promovida pela Vigilância Sanitária (Visa) de Rosário do Sul junto à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

A primeira palestra foi sobre água e saneamento básico com agentes da Corsan. Josiele Madeira de Oliveira, agente de tratamento de água e esgoto, e Jovane Soncini, gestor da unidade de Rosário do Sul, foram os palestrantes. Soncini falou sobre o trabalho na Corsan na cidade. “Temos uma responsabilidade muito grande. Estamos levando saúde para a casa das pessoas”, disse o gestor.

Josiele explicou como funciona o processo de tratamento da água, desde a captação até o momento em que chega à torneira das casas rosarienses. “Vivemos numa região onde tem abundância de água, mas mesmo assim é importante preservar através de tarefas simples no nosso dia a dia”, disse a agente. Ela explicou as etapas da Estação de Tratamento de Água (ETA) que se divide em captação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e distribuição. Os alunos participaram tirando dúvidas sobre o assunto.

Programa Vigiagua da Vigilância Sanitária foi um dos temas

A segunda palestra foi com os agentes fiscais de saúde e meio ambiente da Vigilância Sanitária do município, Tarik Araújo e Gisele Gonçalves. O assunto abordado foi o programa “Vigiagua” que consiste em um trabalho realizado junto à Corsan. O programa faz o monitoramento da qualidade da água do serviço da companhia.

Em entrevista à Gazeta, Araújo explicou que, além da Corsan, existem mais dois sistemas de abastecimento, os sistemas coletivo (poço artesiano utilizado por duas ou mais residências) e individual (poço artesiano utilizado por uma residência).

Mensalmente, cerca de doze análises são realizadas com os três tipos de sistemas, seguindo os padrões básicos de portabilidade, que são os quesitos químicos, físicos e biológicos. As coletas são encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen), com sede em Alegrete, que em vinte dias apresenta o laudo. Os agentes informam o resultado à população, que fica ciente sobre a qualidade da água que está consumindo.

Araújo afirma que não há ocorrências de problemas em análises da Corsan. “Às vezes encontramos alterações de resultados em caixas d’água. Nesses casos, orientamos que a pessoa faça uma limpeza no recipiente utilizando sabão neutro. Orientamos, também, a substituição da caixa de amianto por caixa de plástico ou de fibra de vidro”, afirma o agente que salienta a importância em limpar a caixa d’água pelo menos uma vez a cada seis meses.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Gisele apresentou aos alunos como é realizada a coleta da água para as análises de qualidade. A agente explicou que as análises são gratuitas e são promovidas pela Prefeitura Municipal junto ao Governo do Estado. As residências que recebem a análise do programa são escolhidas aleatoriamente pelos agentes. “Procuramos não repetir as residências para que todos possam ter o mesmo benefício”, disse Gisele. O cidadão que quiser ter sua água avaliada pode solicitar pelo telefone 3231-8526, somente pelo turno da manhã, ou se dirigir até a Visa, localizada na Rua Amaro Souto, nº 1663. O horário de atendimento é das 7h ao meio dia e das 13h 30min às 16h 30min. Os agentes também atendem denúncias de doenças de veiculação hídrica. Caso haja suspeita de água contaminada para consumo, eles realizam a coleta das amostras e encaminham ao Lacen.

“Falar sobre esse assunto com as crianças é de grande importância porque as crianças são multiplicadoras de ações e ideias. Então certamente eles vão sair daqui e passar o que aprenderam para os pais. São pequenos vigilantes”, concluiu Araújo.

Finalizando as atividades alusivas à Semana Municipal da Água, na próxima sexta-feira (5), na Câmara de Vereadores, deve acontecer a premiação do concurso de redação com o tema “água”. Na ocasião, também devem acontecer duas palestras com os temas “Água e Meio Ambiente” e Programa Vigiagua.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top