Você Está
Início > Notícias > Destaque > Vladimir Cunha dos Santos divulga seu mais recente trabalho: Cuba Hoje

Vladimir Cunha dos Santos divulga seu mais recente trabalho: Cuba Hoje

“Cuba Hoje – A atual realidade da ilha socialista das Américas” é o mais recente trabalho do rosariense Vladimir Cunha Santos. O escritor lançou a obra na Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro do ano passado. Desde então, a publicação vem repercutindo e Vlad tem sido convidado a falar sobre suas experiências em vários lugares. Na última segunda-feira (03), ele falou com a Gazeta de Rosário.

O livro de crônicas conta a viagem que Vlad fez durante três meses pela ilha caribenha, vivendo o cotidiano do povo cubano. Nesse meio tempo, ele registrou mais de 1,5 mil fotos e uma centena de vídeos. Esta pesquisa resultou em um livro com 152 páginas que tem dentre os relatos do escritor – que também é jornalista e professor de Sociologia –, dados e gráficos.

Cuba Hoje contém pesquisa com relatos, dados e gráficos. Foto: Divulgação

O autor contou um pouco sobre o que viu em Cuba, especialmente sobre as diferenças sociais em relação ao vivencia no Brasil. “Na área da saúde, por exemplo, os profissionais não podem cobrar por consulta e também não é permitida a abertura de consultórios particulares – todos atendem gratuitamente em hospitais e policlínicas mantidas pelo governo. Na educação, o ensino é gratuito da pré-escola ao doutorado. No Brasil, são 25 assassinatos a cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto lá são cinco homicídios. Não existem narcotraficantes comandando bairros e cidades, executando jovens na guerra das drogas. Aqui, no transporte público, a passagem custa em torno de um dólar, enquanto em Cuba o passe é praticamente livre, no valor de cinco centavos de real”, relata.

Vladmir também adianta o seu próximo projeto: Brasil Hoje. De acordo com o escritor, “o livro analisará o caos da sociedade capitalista no país”. “Vou escrever desde o começou da invasão europeia nas terras brasileiras, em Porto Seguro-BA”.

Cuba Hoje aborda variados temas, principalmente sobre as questões da saúde, educação, segurança, habitação, economia e cultura. Em Rosário do Sul, o livro pode ser adquirido na Canto Livre, na Churrascaria Planalto ou então ser solicitado e adquirido pela internet, através do perfil de Vlad no Facebook: facebook.com/vladimircunhasantos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top