Você Está
Início > Notícias > Cidade > 1ª Caminhada sobre conscientização do Autismo acontece na sexta-feira

1ª Caminhada sobre conscientização do Autismo acontece na sexta-feira

Acontece na sexta-feira (31) a “1ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo” em Rosário do Sul. A concentração será na Praça do Estudante, a partir das 17h30. A organização convida a comunidade a se vestir de azul (cor símbolo porque a síndrome é mais comum nos meninos) e realizar o trajeto até a Prefeitura Municipal. A iniciativa é do projeto Conversa Amiga.

A Caminhada é uma das ações que o grupo, formado por familiares de crianças diagnosticadas com o espectro autista, desenvolve desde o início do ano. O projeto Conversa Amiga surgiu com o objetivo de disseminar conhecimento para familiares de portadores do distúrbio e comunidade em geral.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, no qual existem comprometimentos, em um espectro amplo, que variam de um grau leve a elevado. Seus portadores apresentam deficiências intelectuais, caracterizadas por dificuldades de comunicação e de contato social, assim como comportamentos repetitivos.

Entretanto, nem sempre o autismo está associado à deficiência mental. Seus portadores podem apresentar nível de inteligência classificado como normal, sendo comum o desempenho acima da média em tarefas que exigem apenas atividades mecânicas ou memorização.

No mundo, segundo a ONU, a estimativa é de que mais de 70 milhões de pessoas sejam autistas, afetando, assim, a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

É hora de falar sobre Autismo

No último sábado aconteceu a 3ª edição do “Encontro Conversa Amiga”. Realizado no Teatro João Pessoa, familiares e amigos se reuniram para um bate-papo com a educadora especial Jalusa Silveira que falou sobre Inclusão e Família. Os encontros são mensais e temáticos.

Em sua fala, a educadora abordou a importância da criação de uma rede de apoio, especialmente entre família, escola e terapeutas, para que, efetivamente, os processos inclusivos da criança se construam no contexto escolar.

No aspecto familiar, a educadora explicou que a forma como a própria família se relaciona com o autismo já determinará grande parte das ações inclusivas propostas para a criança. “Aceitar e acreditar na capacidade de seu filho deve ser o ponto de partida, é importante direcionar um olhar à criança e não ao diagnóstico que lhes acompanha”, salienta a profissional.

Além dela, o 3º Conversa Amiga contou com a participação do vereador de Santana do Livramento, Carlos Nilo (PP), que apresentou a cartilha desenvolvida pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Santana do Livramento.

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o grupo estará na Praça Borges de Medeiros, das 09h30 até às 18 horas, distribuindo informativos e conversando sobre o tema.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top