Você Está
Início > Notícias > Cidade > 3ª Feira de Jovens Empreendedores Primeiros Passos acontece na Praça Central

3ª Feira de Jovens Empreendedores Primeiros Passos acontece na Praça Central

A Praça Borges de Medeiros está repleta de jovens empreendedores das escolas da rede municipal de Rosário do Sul. Eles estão expondo e comercializando os produtos que foram desenvolvidos ao longo deste ano no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado em parceria pela Secretaria de Educação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS). O evento se encerra ao meio dia.

Participam da atividade os alunos das escolas municipais Professor Leão Warren, Coronel Sabino de Araújo, Barão do Rio Branco, Agrícola, Alice Pando e Aracy Vieira do Amaral.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O objetivo do JEPP é levar noções de empreendedorismo às crianças de seis a quatorze anos. Ao longo do ano, os estudantes aprendem sobre como fazer um plano de negócios, formulação de preços, desenvolvimento de produtos, marketing e divulgação. O Sebrae disponibiliza o material e a metodologia do projeto, além de capacitar os professores para que repassem o conhecimento aos alunos.

“É um momento de grande celebração, onde eles mostram tudo o que produziram. Passando pelas bancas e conversando com os alunos, a gente pode ver o entendimento deles em relação ao empreendedorismo por oportunidade e empreendedorismo por necessidade. Com isso, conseguimos aguçar neles um olhar de empreendedorismo, inclusive vendo a cidade de outra maneira, vendo quais são as oportunidades que temos na própria cidade”, disse Laura Ceretta Zamberlan, gestora de projetos do Sebrae. Rosário do Sul foi a primeira cidade da região a aderir ao projeto, em 2017.

O objetivo do JEPP é levar noções de empreendedorismo às crianças de seis a quatorze anos

Um dos trabalhos apresentados foi “O Mundo das Ervas Aromáticas” do 1º ano da Escola Professor Leão Warren. Conforme a professora responsável pela atividade, Jaqueline de Oliveira, os alunos aprenderam os benefícios das ervas para a saúde e também sobre a produção de produtos de maneira fácil e com baixo custo para comercialização. “O objetivo maior é incentivar o empreendedorismo desde os pequenos. É um projeto muito gratificante, eles participam bastante. Incentiva bastante”, relatou a professora.

A turma comercializou perfume de alfazema, os aromatizantes para guarda-roupa e mudas das ervas de funchos, hortelã, alecrim, entre outras. Todo dinheiro na feira será em benefício à turma. Os alunos já sabem o quanto foi gasto na produção de cada produto vendido, após a feira, será feito um estudo para avaliar qual foi o lucro.

Rosário do Sul foi a primeira cidade da região a aderir ao projeto, em 2017. A novidade deste ano é que o evento saiu de dentro do Ginásio Ervilhão e ocupou a Praça Borges de Medeiros. “Apesar de no ano passado a feira ter sido um sucesso, esse ano, na praça, a gente dá a possibilidade de a comunidade conhecer o projeto e também para as crianças comercializarem. Isso deixa as crianças empolgadas”, ressaltou Laura.

Professora Jaqueline com as alunas Sofia e Natalia

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top