Você Está
Início > Notícias > Cidade > 4º RCC incorpora 96 novos militares

4º RCC incorpora 96 novos militares

No segundo dia de março, o 4º Regimento de Carros de Combate – Regimento Passo do Rosário- incorporou oficialmente 96 novos soldados do serviço militar obrigatório, do ano de 2024.

A seleção iniciou no final de fevereiro em meio a despedidas de quatorze soldados formados do mesmo efetivo que cumpriram seu tempo de caserna e também de outros sessenta e dois militares do efetivo profissional, que após vários anos, voltam a vida civil. A cerimônia de sábado, 02, contou com a presença de autoridades e também de familiares dos novos militares que passarão pelo tempo de serviço ao Exército na unidade militar mais avançada do Brasil que é o 4º RCC de Rosário do Sul.

Após o alistamento, jovens das cidades de Rosário, Cacequi, Chuvisca, Cristal, Bom Retiro e Encantados, todas do RS, passaram pela seleção complementar entre os dias 26 a 29 de fevereiro no regimento. Na etapa foram feitas entrevistas individuais sendo ao todo 139 conscritos participantes. Depois da seleção, foram aprovados 96 que ingressaram oficialmente pelo portão das armas, do Passo do Rosário, na manhã de sábado passado.

Na solenidade estavam presentes o Comandante do Regimento, Coronel Luis Felipe Martins Aguiar, acompanhado do Padre Angelo Zandoná, bem como o presidente da Câmara Atheros Cides e o representante do prefeito, Leonardo Quadros Sampaio – dirigente cultural do município. Na abertura do portão das Armas o Coronel Aguiar foi auxiliado pelo recruta mais moço, Eduardo Fagundes do Amaral no ingresso do contingente militar que irão fazer o curso de soldado no Exército. Com os peitos inflamados de garra e passo firme eles ingressaram no regimento.

Ingresso após o portão das Armas mostra nova perspectiva aos recém incorporados as fileiras do EB. Foto: Julio Lemos/ Gazeta de Rosário

Após eles, ainda em trajes civis perfilados foram apresentados junto a guarda do Regimento e marcharam garbosamente até a entrada do pátio de formaturas balizados pelos instrutores até a dispersão para troca para o uniforme camuflado para a solenidade. Os convidados e familiares abrigaram-se abaixo de tendas sentados acompanhando e registrando por celular os primeiros momentos de seus elegantes jovens novos militares.

O 2º Tenente Alles entrou montado simbolizando a cavalaria com traje de batalha e proferiu o histórico do Regimento a todos os presentes. Na sequência foi entoado por todos o Hino Nacional. O Comandante do Regimento, Coronel Aguiar, destacou o momento da nova turma de recrutas que passarão a ser soldados de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro:

– A 85ª turma de recrutas adentra aos portões do Exército. A cada turma nova de recrutas que entra por estes portões, é determinado o compromisso de toda a sociedade brasileira, de defender a nossa Pátria. Os 96 recrutas aqui escolhidos foram submetidos a intenso processo seletivo, do qual foi verificada sua aptidão moral, física e de saúde. Ao longo dos 10 meses que passarão conosco, por força de lei do serviço militar obrigatório, serão formados Soldados de Caxias, Soldados do Exército Brasileiro. Ainda na formatura, o segundo tenente Alisson demonstrou o passado glorioso dessa unidade que honra os heróis da Batalha do Passo do Rosário e enviou bravos brasileiros para lutarem nos campos de batalha na 2ª Guerra Mundial e que esteve presente em todos os grandes acontecimentos do último século. Soldados, orgulhem-se do quartel do que estão entrando. O 4º RCC é a ponta de lança mais afiada do nosso EB. É a forma mais potente da nossa nação fazer valer a sua vontade. E de nós fazemos valer o nosso direito mais importante: A liberdade da qual todo o brasileiro tem!”, pontuou o Coronel Aguiar.

Efetivo variado foi selecionado entre mais de 100 conscritos. Foto: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Após a formatura e desfile do Efetivo Profissional foi feita a aula inaugural dos novos soldados que teve a presença de um familiar. O período de caserna varia, mas chega a aproximadamente 10 meses de instrução.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Além das chegadas houve partidas no Regimento Passo do Rosário.  Houve formatura no dia 23 de fevereiro quando deixaram as fileiras do EB, após cumprir orgulhosamente o serviço militar, 14 jovens do efetivo variado. Eles foram despedidos com honras militares com saída simbólica pelo portão das armas.

Já em 29 de fevereiro, foi a vez do efetivo profissional. Com formatura no pátio principal 62 militares deixaram o Exército para compor a reserva mobilizável. O 4 RCC agradece a todos os militares pela dedicação em prol do Exército e deseja a todos os mais sinceros votos de sucesso em suas vidas pessoais e profissionais. Finalizando a cerimônia, os reservistas realizaram a saída simbólica pelo Portão das Armas.

Foto destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top