Você Está
Início > Notícias > Ação conjunta em Rosário do Sul busca reverter decisão do Ministério da Saúde

Ação conjunta em Rosário do Sul busca reverter decisão do Ministério da Saúde

No último dia 11, aconteceu na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul, uma reunião com representantes da saúde do município e alguns parlamentares para tratar sobre decisão do Ministério da Saúde, que transforma leitos de UTI Covid-19 para convencionais a partir de fevereiro. 

O encontro tratou sobre uma possível reversão da decisão do governo federal, devido às taxas de infecção pela nova variante do coronavírus. A legislação que permitiu a transformação de leitos provisórios da Covid-19 em permanentes está descrita na Nota Informativa 465/2021, do Ministério da Saúde, publicada em 30 de dezembro de 2021 e leva em consideração avanços da cobertura vacinal e a diminuição acentuada de taxas de ocupação para suprir demanda de 6,5 mil leitos convencionais na Rede de Atenção à Saúde do país.

Conforme o provedor do Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA), Agripino Azambuja, presente no encontro, os critérios de distribuição dos leitos seguidos pelo governo incluiriam Rosário do Sul e dois hospitais da região, em Alegrete e Uruguaiana.

O presidente do Legislativo, Rogério Ustra (MDB), disse que o assunto também será levado à União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro), da qual ele é 2º secretário. “Vamos provocar os municípios para fazer defesa política e reverter a situação devido ao aumento de casos de Covid. Por enquanto, o hospital não está sentindo reflexo, pois os sintomas são leves, mas, por precaução, deve permanecer com as mesmas condições por mais um tempo”, pondera ele. Em Rosário, existem duas UTIs: uma Covid-19, com oito leitos, e outra convencional, com mais oito.

Leia mais notícias da editoria de Política

A ação conjunta ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que diz estar recebendo poucos kits de testes Covid-19 por parte do do Estado, situação que deve ser questionada pelo Legislativo junto ao Governo Leite. “Testando mais a população, podemos fazer uma leitura mais clara para tomar decisão em cima de dados”, observa Ustra. Ainda estiveram presentes no encontro os vereadores Alisson Sampaio (PP) e Atheros Cides (PT), e Paulo Quadros, representante da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top