Você Está
Início > Notícias > Destaque > Agentes Penitenciários de Rosário aderem à greve estadual

Agentes Penitenciários de Rosário aderem à greve estadual

Agentes penitenciários de Rosário do Sul realizaram o segundo dia de greve com piquete em frente ao Presídio Estadual de Rosário do Sul (PERS). A adesão ao movimento estadual deflagrado na segunda-feira (19) teve início na terça e se estende por tempo indeterminado.

Os agentes fazem várias reivindicações e protestam contra o parcelamento dos salários, o pacote do governo estadual e condições de trabalho. Devido ao ganho de uma liminar do Estado na justiça, os servidores acabaram acatando o documento que permite a visitação de uma pessoa por preso. No início do movimento as visitas estavam canceladas. Outras medidas decretadas na greve prosseguem.

Após reunião, os agentes penitenciários lotados no PERS aderiram, na tarde do dia 20, à greve deflagrada em Porto Alegre pelo Sindicato dos Agentes, Monitores e Auxiliares de Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (AMAPERGS). A adesão é quase total nos municípios onde existem presídios, cadeias ou penitenciárias, com exceção dos 30% de efetivo para a manutenção dos serviços básicos.

Agentes da Susepe em Rosário realizam piquete em frente ao Presídio. Foto: Divulgação

Em Rosário do Sul, os agentes colocaram faixas em frente ao PERS. Além da segurança e serviços essenciais, estão mantidos os alvarás de saída e entrada, horário de sol e alimentação, e o serviço médico de urgência. A visitação nas quartas e domingos também é mantida para uma pessoa por preso. Não ocorrerão audiências, atendimento ao público, remoções e transferências de presos. Os servidores também reivindicam melhores condições de trabalho e apontam a falta de materiais e investimentos que não são repassados pelo Estado à casa prisional.

No documento, endereçado à direção da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), o presidente do AMAPERGS Sindicato, Flávio Berneira, comunicou a decisão da greve estadual e os motivos. O principal deles é o descumprimento por parte do governo do Estado da decisão do Tribunal de Justiça (TJRS) que determinou o pagamento integral e em dia dos salários dos servidores. Além disso, entre as motivações está o não pagamento do 13º Salário, descumprimento ao ordenamento constitucional e a não publicação das promoções da Susepe, o pacote encaminhado à Assembleia Legislativa que altera datas de pagamento de salários, bem como o PLC 245 que altera o regime de trabalho da Susepe, sem nenhuma discussão com o Sindicato.

O Sindicato orienta aos servidores que mantenham o mínimo de movimentação interna nos presídios do Estado, sobretudo como forma de garantir a segurança.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top