Você Está
Início > Notícias > Cidade > Alunos da rede estadual ficam sem transporte em Rosário do Sul

Alunos da rede estadual ficam sem transporte em Rosário do Sul

Moradores da região da Divisa, na zona rural de Rosário do Sul, tiveram uma surpresa desagradável nesta semana, quando o transporte escolar para alunos da rede pública estadual foi suspenso pelo Governo do Estado. Segundo a 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), um novo processo licitatório está em vias de assinatura, mas não existe data prevista para o retorno do serviço. 

Com a ausência da assistência, as famílias estão tendo de encontrar outras formas de enviar os alunos para as escolas – e aqueles que não possuem recursos para isso, estão impossibilitados de comparecer às aulas. Mães das crianças entraram em contato com a Gazeta para relatar a situação.

Conforme Josiane de Almeida, que mora na Agrovila 2, relata que está custeando um tele-moto para o filho de 12 anos, que estuda no Instituto Ruy Ramos. O gasto chega a R$ 50 por dia. A família de pequenos agricultores vende ovos e galinhas para arcar com as despesas.

São vários os alunos que dependem do transporte. “Onde eu moro, são cinco alunos, mas tem os lá da frente”, conta Josiane. A dona de casa ainda salientou que em situações anteriores, a família teve de pagar transporte particular todo o ano devido à falta de condução por parte do Estado. O valor nunca foi ressarcido pelo Governo.

Nesta quinta-feira, 1º, em contato com a reportagem, a 19ª CRE afirmou que todos os setores de transporte em Rosário do Sul estão licitados. No caso específico, apenas a região da Divisa (anteriormente chamada de Agrovila) estaria sem o serviço. A empresa licitada encerrou as atividades na segunda-feira (29) e outra deve assumir o lote. “Este lote também encontra-se licitado. O processo já está na Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), só para assinatura dos contratos. Em poucos dias, acredito que retorne e já inicie o serviço de transporte”, diz a nota não-oficial.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

O presidente do Legislativo de Rosário do Sul, Rogério Ustra (MDB) e o vereador Alisson Sampaio (Progressistas) estarão em Porto Alegre nesta sexta-feira, 2, para tratar do assunto diretamente na Seduc.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top