Você Está
Início > Notícias > Cidade > Após forte calorão, aviso de tempestades para a região de Rosário do Sul

Após forte calorão, aviso de tempestades para a região de Rosário do Sul

Após três avisos de onda de calor que foram emitidos a partir de segunda, 11, duas delas de forte intensidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (IMNET) fez nesta quinta, 14/3, a emissão de um primeiro aviso de tempestade com grau de perigo laranja, o segundo mais forte.

Ele estava valendo das 15h às 23h59 com consequente emissão de novo aviso e era válido inicialmente apenas para a fronteira com o Uruguai.

Com ao menos quatro dias de temperaturas escaldantes por conta de uma onda de calor que se formou entre a Argentina e Paraguai na segunda, e que atingiu todo o sul do Brasil e outras regiões, duas delas com grau de perigo e temperaturas acima de 5°C acima da média – que se confirmaram na quarta 13 e quinta 14, o INMET fez alerta sobre tempestade, cujas áreas de instabilidade atingiram a Argentina causando ao menos uma morte, granizo com pedras de gelo do tamanho de uma mão e ainda alagamentos também no Uruguai.

Esta área de instabilidade avança para o RS e atinge inicialmente os municípios de fronteira como Rosário do Sul e posteriormente irão entrando no RS nesta sexta. A previsão inicial é de que a chuva siga até segunda com alguns picos de intensidade.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Para a primeira parte, que ocorreu durante o fechamento, impressão e transporte da Gazeta até a cidade, existia a probabilidade de chuva com 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100mm por dia, ventos intensos de 60 a 100km/h e queda de granizo. Ainda conforme o INMET existia a possibilidade de corte de energia e estragos em plantações e quedas de árvores bem como alagamentos que são comuns nestes casos de temporais.

Foto destaque: INMET/Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top