Você Está
Início > Notícias > Aprovado projeto que viabiliza parque eólico na Serra do Caverá

Aprovado projeto que viabiliza parque eólico na Serra do Caverá

Na primeira sessão de plenária de julho, nesta terça-feira dia 5, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade (48 votos), o projeto de lei nº 40/2022, do Deputado Frederico Antunes, que irá possibilitar a instalação de um parque eólico na Serra do Caverá, em Rosário do Sul.

Na prática, a proposição aprovada, revoga a lei n° 12.355, criada há 17 anos, que impunha obstáculos legais ao empreendimento, pois considerava parte da área como integrante do patrimônio cultural, histórico, geográfico, natural, paisagístico e ambiental do Rio Grande do Sul. E que acabava impedindo o desenvolvimento econômico da região da Fronteira Oeste. 

O complexo eólico na Serra do Caverá, terá investimento de R$ 1,4 bilhão, conduzido pela empresa Integra Energia e a Cooperativa Creral. Serão 50 aerogeradores de 120 metros de altura, localizados em 6 mil hectares, com capacidade instalada de 250 MW à 300 MW, cerca de 8% da demanda média de energia do Estado. Cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos serão gerados. 

Prefeito Vilmar Oliveira e Deputado Frederico Antunes

Desde que o projeto de lei foi protocolado no parlamento gaúcho, em março deste ano, o Deputado Frederico promoveu e participou uma série de reuniões, tanto de forma presencial como de modo virtual, para debater a proposta com deputados, vereadores, prefeitos, lideranças políticas e empresariais. Em seu discurso na tribuna do plenário, Antunes relembrou a agenda que foi cumprida, o entendimento comum que foi construído ao longo dos meses, além da mobilização da comunidade da Fronteira Oeste pelo investimento. 

“Esse projeto é fruto de um grande entendimento entre as bancadas da Assembleia Legislativa. 

Uma vitória do bom senso, do diálogo e do esforço coletivo. A partir de agora, não havendo mais obstáculos legais, o plano é instalar a torre de medição dos ventos e desencadear assim, o processo de licenciamento ambiental do parque”, resumiu Frederico Antunes na tribuna do parlamento. 

Deputado Frederico Antunes

Segundo o mapa eólico do RS, o local é indicado como de excelente qualidade de ventos e com grande potencial para o desenvolvimento do projeto eólico. Se confirmada a expectativa para a geração comercial, o empreendimento poderá se transformar em usina, após a venda da energia através de leilão público ou no mercado de consumidores livres. A Serra do Caverá é uma formação rochosa de larga extensão territorial, localizada nos limites do municípios de Rosário do Sul, Santana do Livramento, Alegrete e Cacequi. 

Leia mais notícias da editoria de Política

Também acompanharam e prestigiaram a sessão plenária, em Porto Alegre, o prefeito de Rosário do Sul, Vilmar Oliveira; o presidente da Câmara, Rogério Ustra, além de vereadores, representantes de entidades e das empresas investidoras no parque eólico.

Foto em destaque: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top