Você Está
Início > Notícias > Cidade > Artistas locais criam documentário sobre penteados afro e sua simbologia

Artistas locais criam documentário sobre penteados afro e sua simbologia

Um projeto social criado em Rosário do Sul por artistas locais tem elevado a cultura afro e levado informação através das redes sociais. É o Tutorial Pente Afro, que recebe incentivo da Lei Aldir Blanc e está no ar desde 16 de janeiro.

Proposto pela artista do cabelo, bailarina e atriz Naony Fernandes, a iniciativa visa destacar e valorizar o artista local no ramo da criação de cabelo afro e identidade preta. Além disso, oferece, de forma técnica, noções e embasamentos históricos, teóricos e práticos sobre o cabelo negro e suas características. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta de estudo e oficina online, para iniciantes e amadores.

“A valorização da nossa cultura, da experiência de pessoas que lutam diariamente para manter sua identidade respeitada, além do resgate e troca de técnicas utilizadas foram destaque durante a execução do projeto. Mais que estilo, o cabelo afro carrega uma história de luta e continua sendo um símbolo importante na história negra. A ideia deste tutorial/documentário é reforçar que a cor, a pele e o cabelo negro são símbolos pátrios de resistência força e história”, destacou Naony.

Naony e Matheus juntamente com a líder comunitária e cabeleireira Mirica Corrêa
Foto:  Everton Machado Corrêa/Sunshine Assessoria de Eventos
Leia mais notícias da editoria de Cidade

Participaram do tutorial as líderes comunitárias Cláudia Trindade, Vilma Fernandes e Mirica Corrêa, que também é cabeleireira, a modelo e vendedora Anne Karolinne, o modelo e cuteleiro Marley Fernandes, a produtora cultural e cozinheira Negra Rodrigues e o estilista e bailarino Matheus Zambrano, como convidado. 

O documentário está disponível no canal de YouTube “Paulo Evandro Art e Vida – Teatro Cultura Viva!” e também nas redes sociais dos participantes e apoiadores.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top