Você Está
Início > Notícias > Brigada Militar atinge metas de redução criminal em Rosário do Sul

Brigada Militar atinge metas de redução criminal em Rosário do Sul

O comando do 3º Esquadrão da Brigada Militar de Rosário do Sul divulgou na semana passada, os índices de estatísticas de ocorrências atendidas desde janeiro até o dia 30 de outubro no município. Os dados, comparados com o ano passado, apontam uma queda nos crimes de maior gravidade. Para o órgão de segurança, foram atingidas as metas de redução criminal conforme planejamento operacional.

Conforme o capitão Magno Siqueira, comandante da BM de Rosário do Sul, o efetivo rosariense tem atuado de forma eficiente na redução da criminalidade, atingindo as metas previstas. “E conseguindo reduzir consideravelmente as ocorrências de maior gravidade, sempre dando a resposta imediata e necessária para a comunidade rosariense”, disse, em entrevista à Gazeta.

Os números englobam prisões, total de ocorrências, pessoas atendidas, apreensões de armas e drogas, bem como visitas comunitárias. Um dos destaques fica por conta do total de foragidos presos: 46 até o dia 30 de outubro. Outros dados expressivos dizem respeito às pessoas e veículos abordados, sendo cerca de 4.009 e mais de 1.500, respectivamente. Além dessas, aproximadamente 400 suspeitos foram presos em flagrante por crimes de maior potencial ofensivo e conduzidos à Polícia Civil.

“O índice de ocorrências tem diminuído satisfatoriamente, e em muitos casos zerado em alguns delitos”, afirmou o capitão Siqueira. Ele destacou que é importante a comunidade entender que o fato da BM prender um suspeito em flagrante, não quer dizer que ele será recolhido ao presídio. Siqueira também ressalta que mesmo quando o suspeito é encaminhado ao sistema prisional, a decisão de manter a prisão preventiva cabe ao juiz, bem como ao Ministério Público.

Siqueira diz que as metas de redução da criminalidade “somente são atingidas devido ao comprometimento e dedicação demonstrados diuturnamente pelo efetivo deste Esquadrão da BM, que sempre atua de forma excepcional, demonstrando seu valor e responsabilidade com a comunidade de Rosário do Sul”.

Homicídios atendidos pela BM caem 60% em Rosário do Sul

Conforme os gráficos apresentados pelo 3º Esquadrão da Brigada Militar, com base no Sistema de Consultas Integradas, os índices de criminalidade caíram consideravelmente em Rosário do Sul. Um deles é o crime de homicídio. De 2017 para 2018, houve diminuição de 60% nesses casos. Este ano aconteceram dois homicídios no município, um dos menores índices da região.

Quanto a roubos a estabelecimentos comerciais, bancários e de ensino, em 2018 foram registradas apenas duas ocorrências, uma em março e outra em abril. Em um dos casos, a BM prendeu o autor em flagrante. “A partir de maio foi criada a Patrulha Comercial e a Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motos) possui policiais militares que permanecem na área central, fazendo um policiamento ostensivo preventivo. Conseguimos, assim, zerar as ocorrências de roubo nessa área e também repreender o tráfico de drogas nas escolas”, conta o capitão da BM, Magno Siqueira.

Leia mais notícias da editoria Polícia

A Brigada também não registrou nenhum roubo à residência em 2018, até o final de outubro. Já em 2017 foram nove casos. O roubo a pedestres, no entanto, teve 21 ocorrências, mas também ficou abaixo do ano passado, que teve 27. “Na maioria das vezes os objetos-alvo são celulares, em horário noturno, sendo que houve uma redução de 30% neste ano”, comentou Siqueira.

Já sobre os casos de furto-arrombamento, a maior incidência ocorreu entre janeiro e março, período que as pessoas ficariam mais tempo fora das residências devido às férias. “Por ser um crime muitas vezes considerado de menor importância, os criminosos não são recolhidos ao presídio. Alguns, este ano, já foram presos pela Brigada Militar mais de dez vezes, causando grande prejuízo à sociedade”, analisa o capitão da BM.

Abigeato também apresenta redução no município

O furto abigeato é outro crime combatido pela guarnição, com destaque para a Patrulha Rural. Conforme o capitão Magno Siqueira, apesar de Rosário do Sul ser um dos maiores municípios em extensão territorial do Estado, os índices foram reduzidos de forma significativa. Segundo ele, nos 10 primeiros meses deste ano houve redução em comparação com 2017, e a meta foi atingida no acumulado dos meses.

Índices de abigeato diminuíram este ano em Rosário do Sul

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top