Você Está
Início > Notícias > Cidade > Cerca de 150 pessoas estão desabrigadas pela enchente em Rosário do Sul

Cerca de 150 pessoas estão desabrigadas pela enchente em Rosário do Sul

A Prefeitura Municipal está solicitando para a comunidade de Rosário do Sul a doação de gêneros alimentícios e de limpeza para os cerca de 150 desabrigados e desalojados pela enchente que assola o município. A Administração Municipal disponibilizou o ginásio municipal da escola Oliveiro Thaddeo para que eles fiquem abrigados.

A Defesa Civil, o 4º RCC e voluntários realizaram a retirada de ribeirinhos entre a noite de sexta-feira (1º) e o sábado (2). No sábado, o 4º RCC retirou 104 pessoas da Vila Carmelo, segundo distrito do município. Os desabrigados do bairro Progresso também foram alojados pela Prefeitura no ginásio do Thaddeo.

A secretária municipal de Assistência Social, Vilma Eneida Herlein, em contato com a Gazeta destacou o empenho da administração pública e dos voluntários em ajudar os necessitados e solicitou doações da comunidade. “Estamos precisando de todos os gêneros alimentícios, em especial carne, seja guisado, galinha, carne vermelha, além de material de limpeza”, disse. As doações podem ser deixadas no próprio ginásio que fica na Rua Garibaldi Silva, em frente ao Centro Esportivo no bairro Ana Luiza.

No final de semana os desabrigados foram auxiliados pela Igreja Católica. O Padre Roberto Figueroa e a equipe paroquial disponibilizaram gêneros alimentícios e de limpeza que estavam no chamado “armazém da paróquia”. Existe também apoio de clubes de serviço como o Lions Clube.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Conforme a secretária Vilma, se as águas baixarem e as famílias retornarem para suas casas nos próximos dias, ainda existirá a necessidade de auxiliar os areeiros, que sobrevivem necessariamente da extração de areia do rio. Até o nível estabilizar, eles ficarão sem ter de onde tirar sustento por aproximadamente 15 dias, explicou a secretária. Nesse tempo necessitarão de auxílio da comunidade. Ela lembra que no início do ano a comunidade foi muito solidária com doações na enchente que ocorreu naquele período.

Conforme dados coletados nas estações automáticas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Agência Nacional das Águas, na estação instalada na Ponte Marechal José de Abreu, o nível mais alto do Rio Santa Maria marcou, à 1h da madrugada de domingo (3), 7 metros e 35 centímetros e gradativamente iniciou a baixar.

Às 15h desta segunda-feira, a mesma estação media a fluviométrica de 6 metros e 77 centímetros, com vazão de 2.040 metros cúbicos de água por segundo.

TEMPESTADE– O Instituto Nacional de Meteorologia havia emitido novo aviso de tempestade para a região de Rosário do Sul e metade Sul do Estado com finalização na noite desta segunda-feira (4). No aviso, a chuva ficaria entre 30 a 50 milímetros por dia, ventos e possível queda de granizo. Um segundo alerta para a metade norte do RS, Santa Catarina e Paraná tinha sido emitido também hoje, com validade para toda a terça-feira, quando já deve fazer tempo bom na região de Rosário que não seria afetada.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top