Você Está
Início > Notícias > Cidade > Chuva causa estragos e falta de energia elétrica em Rosário do Sul

Chuva causa estragos e falta de energia elétrica em Rosário do Sul

No último sábado, 30, o grande volume de chuva acompanhada de ventos causou estragos em algumas regiões de Rosário do Sul.

Houve falta de energia elétrica e bloqueio de estradas rurais por árvores que tombaram. A instabilidade climática voltou a se repetir no final da tarde de terça-feira, 02, e na manhã dessa quarta, 03.

No Rincão das Chirca, onde galpões foram destelhados e árvores caíram, moradores ficaram sem luz até a noite de segunda-feira, 1º, conforme relatou a professora Mariglei Dias. Equipes da RGE Sul estiveram no local e o abastecimento foi normalizado, mas um poste da rede ainda se mantinha oferecendo risco, quase tombado.

Leia mais notícias da editoria Cidade

No 3º Distrito, estrada do Inhame, também houve falta de energia elétrica por quatro dias seguidos. Os moradores procuraram a imprensa para relatar o problema. Já na cidade, os alagamentos foram grandes e, em alguns casos, ruas se transformaram em correntezas. A Gazeta registrou a situação em vários pontos, como na Rua Rio Branco e na Amaro Souto, entre outras.

Foto: Divulgação/Mariglei Dias

Na terça-feira, choveu 60mm na divisa de Rosário com Dom Pedrito. Na cidade, a instabilidade chegou na manhã dessa quarta, com forte chuva por volta das 8h. Houve quedas de energia e, em pouco menos de 20 minutos, choveu cerca de 30mm.

Os temporais causaram estragos em vários pontos do Rio Grande do Sul, como na região Metropolitana, Vale do Taquari e na região Central. Conforme o MetSul Meteorologia, está se confirmando a formação de um ciclone incomum para o verão na costa do RS e do Uruguai. Ele deve ocorrer devido a um sistema de baixa pressão que avançou do norte da Argentina para essa região. Conforme os modelos analisados, o fenômeno meteorológico pode ter seu auge na quinta-feira, 04.

PREVISÃO – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade deve seguir na região Sul do Brasil nesta primeira semana de fevereiro. Já no mês passado, considerado atípico, houve grande precipitação em Rosário do Sul. Com a tempestade de sábado, 30, quando choveu 65mm em pouco tempo, o índice de chuvas total de janeiro foi de 301mm, superando a marca do ano passado, de 119mm, mas inferior a 2019, quando choveu 566mm.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top