Você Está
Início > Notícias > Cidade > Ciclista em jornada pela América faz parada em Rosário do Sul

Ciclista em jornada pela América faz parada em Rosário do Sul

Carioca, flamenguista e defensor dos meios de locomoção não poluentes e do meio ambiente, o ciclista Claudio Heleno Rodrigues de Oliveira está retornando ao Rio de Janeiro após quase sete anos pedalando por toda a América do Sul. Ele passou por Rosário do Sul nesta semana em sua jornada, que já teria ultrapassado a marca de uma volta inteira ao redor do mundo.

Oliveira chegou a Rosário pela BR-290, vindo de Alegrete/RS, na tarde de terça-feira (10). Ele permanecerá na cidade até a manhã desta quinta-feira (11). O ciclista aproveitou a quarta-feira para conhecer os pontos turísticos do município, visitando também autoridades na Prefeitura e na Câmara de Vereadores.

Acompanhado de Marcio Cirolini, do grupo Amigos pela Bike de Rosário do Sul, ele esteve na redação da Gazeta, onde contou sobre sua aventura em prol do meio ambiente, que começou em outubro de 2010. Saindo da cidade maravilhosa, Claudio Heleno passou pelos dez países da América do Sul.

Aos 46 anos, o mecânico de automóveis deixou o Rio para conhecer o mundo em duas rodas, e sobrevive com R$ 400, além de doações feitas por pessoas nas cidades onde passa. Das experiências mais marcantes que teve o carioca cita a neve na Cordilheira dos Andes, bem como o calor e as sensações que, segundo ele, “só pedalando podem ser notadas”.

Consciência ecológica

Por onde passa, Claudio Heleno Oliveira difunde o ciclismo como melhor opção diante de veículos que utilizam derivados do petróleo. “Fui muito bem recebido em Rosário. Meu intuito é transmitir à população a importância de preservar os recursos naturais para as futuras gerações – e que a população se mobilize em bicicleta, para diminuir a queima dos combustíveis fósseis. Assim, ajudam a frear o aquecimento global e em troca ganham qualidade de vida através do esporte”, declarou o aventureiro.

Do Chile até o Brasil, passando pela Argentina e chegando em Rosário, ele já tinha percorrido mais de 45,2 mil quilômetros, o que equivale a pouco mais de uma volta na circunferência da Terra. Depois de voltar pra casa, ele pretende viajar pela Europa.

Para o amigo Marcio Cirolini, é importante receber na cidade um ciclista com a história de Claudio. “A gente vem tentando incentivar o ciclismo na cidade. Estamos dando suporte para que ele siga sua viagem com mais conforto e qualidade”, observou o ciclista rosariense.

Na manhã dessa quinta-feira, Oliveira deve pedalar mais uma vez pela BR-290, agora rumo à São Gabriel.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top