Você Está
Início > Notícias > Cidade > Estudantes rosarienses estão na final de festival estadual de curtas

Estudantes rosarienses estão na final de festival estadual de curtas

A cidade de Rosário do Sul está sendo representada na final do 3º Festival de Curtas Arte Movie.  As estudantes Isabella Brondani Peres e Isa Thomas Aprato, do 4º ano da Escola Tia Elis, tiveram seus curtas selecionados entre os 15 melhores do Rio Grande do Sul. O melhor curta será escolhido através da rede social do festival. As votações seguem até dia 1º de novembro.

Isa tem nove anos de idade

A Gazeta de Rosário entrevistou os pais das duas estudantes. Leonardo Menezes é compositor, músico e professor de Educação Musical na Escola Tia Elis. Foi ele quem incentivou a participação de toda a turma do 4º ano no festival. Ele e a autônoma Thaís Thomas, são os pais da Isa, de nove anos de idade. Leonardo conta que sabia que, além de desafiador, o festival seria uma grande oportunidade. A filha Isa teve o acompanhamento presencial e a aluna Isabella foi auxiliada de forma remota.

“Conversamos que o fundamental seria a oportunidade e o aprendizado e não a premiação em si ou qualquer outro mérito, tornando os momentos de construção dos vídeos leves, de muita troca e de muito conhecimento. A construção do roteiro se deu sempre em conjunto com as meninas, assim como a edição e finalização, além das filmagens, que contaram com os gentis apoios dos familiares”, disse o músico e professor.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Isa contou que foi uma experiência única e ficou muito alegre com a seleção para a final. “Foi legal fazer toda a produção do vídeo, junto com meu pai e com o apoio dos meus avós, foi o que eu mais gostei, juntamente com atuar, que foi uma experiência completamente nova”, disse. O tema escolhido para o curta da Isa foi resiliência, o qual fala sobre a superação de dificuldades tendo a música como um desses caminhos, sendo inspirado na própria realidade do dia a dia da estudante. O curta é intitulado “A Luz no Fim do Túnel”.

A contadora Dileuza Brondani e o bancário Elehu Peres abraçaram a ideia desde o início e apoiaram a filha Isabella durante a produção do curta. “Achamos fundamental que nossas crianças vivenciem experiências de aprendizagem instigantes, criativas, diferenciadas e enriquecedoras intelectualmente como a realização de um audiovisual. Vale também como aprendizado emocional complexo proporcionado, tanto pelas dificuldades na realização do projeto, como pelo reconhecimento e repercussão de ter seu trabalho selecionado entre os 15 melhores no Estado”, disse Dileuza.

Isabella Brondani com os pais Elehu e Dileuza

A Isabelle, também de nove anos de idade, apresentou o curta “As 7 Artes”, que fala sobre arquitetura, escultura, pintura, música, literatura, dança e cinema. “A inspiração surgiu através de uma brincadeira de perguntas com os meus primos, quando fui indagada sobre qual era a sétima arte. Pesquisei sobre o assunto e encontrei aqui a ideia principal para o curta-metragem”, explicou Isabella. Para ela, foi difícil fazer as gravações, que, além do professor Leonardo, teve a ajuda dos pais. A estudante disse ter gostado muito do resultado e ter ficado muito feliz em ter sido selecionada junto à Isa.

Para votar nas estudantes rosarienses, basta curtir o vídeo delas na página do Festival.

“A Luz no Fim do Túnel”, de Isa Thomas: 

“As 7 Artes”, de Isabella Thomas

Sobre o festival

O evento, que antes só estudantes de Porto Alegre podiam participar, se tornou estadual e passa a receber as produções de alunos do ensino fundamental, médio e superior. Na terceira edição do festival, 15 filmes de até um minuto serão escolhidos por meio de um júri popular e técnico com prêmios de até R$ 4 mil.

O júri técnico é formado por Lanza Xavier, Mariani Ferreira e Roger Lerina. Os filmes também concorrem pelo Júri Popular e serão escolhidos pelo público através de votação pelo perfil do festival no Instagram.

Os vídeos contêm histórias que envolvem as temáticas sustentabilidade, agronegócio, cooperativismo, saúde, resiliência, empatia, liderança e educação. Os filmes selecionados para votação foram divulgados nesta segunda-feira (19) nas redes sociais e os vencedores serão conhecidos no dia 1º de novembro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top