Você Está
Início > Colunistas > De Dentro do Tatame: Fique em casa, mas divirta-se

De Dentro do Tatame: Fique em casa, mas divirta-se

Nos tempos de isolamento, treinamento em casa e impossibilidade de praticarmos nossas artes marciais preferidas, nós ainda temos os filmes inspirados em lutas, que podem fazer nosso tempo passar um pouco mais rápido e tudo ser o menos monótono possível. Desde sempre há uma variedade grande de filmes inspirados em lutas, desde os clássicos “Karatê Kid e O Grande Dragão Branco”, que, acredito, todos conheçam, mesmo aqueles que nunca praticaram uma arte marcial, até os menos conhecidos, como “Red Belt”, que fala de Jiu-Jitsu, ou “A Grande Vitória” que conta a história real de uma atleta de Judô. Diversas modalidades já foram na telona e na telinha, e mesmo que tenha uma vasta dose de fantasia nas produções cinematográficas, sempre é uma ótima opção de diversão para os praticantes ou não, de lutas.

Faixas Pretas de Hollywood

Hoje, bem menos, mas houve um tempo que grandes produções eram filmadas, exclusivamente com a temática luta, para o cinema. Acho que é impossível falarmos de filmes de luta, sem citarmos o nome do grande astro Bruce Lee. Seus filmes trouxeram aos cinemas e às produções “Hollywoodianas” a temática da luta, fazendo que fosse difundida pelo mundo inteiro. Para quem nunca viu, uma ótima dica é o filme “Operação Dragão”.

Outro grande astro dos filmes com temática de luta é Jackie Chan, com uma temática um pouco mais leve em seus filmes, mas sempre predominando cenas de lutas bastante “plásticas”. Um dos seus filmes bastante conhecidos é “A Hora do Rush”, que vale a pena assistir.

Um grande astro de Hollywood que dispensa qualquer tipo de apresentação é Jean-Claude Van Damme e seu sucesso “O Grande Dragão Branco”. Acredito que pouquíssimas pessoas na faixa etária dos 35 ou 40 anos não tenham assistido esse filme. E destas, uma grande parte tentava “imitar” os movimentos mostrados no filme, e despertou o interesse de praticar artes marciais em muita gente.

Mostrando uma (quase) Realidade

Filmes menos “fantasiosos”, mas mesmo assim ótimos para assistir e se interessar sobre o assunto, são aqueles que retratam a prática quase real, de algumas artes marciais, como por exemplo o muito bom “Nunca Mais” que demonstra a utilidade do Krav Maga na defesa pessoal, ou então o famoso “Rocky – O Lutador” que conta a vida de um boxeador, desde o início de sua carreira, até a conquista do título mundial dos Pesos Pesados. Uns dos poucos (senão os únicos) que retratam uma arte marcial genuinamente brasileira são os muito bons “esporte sangrento” representando a Capoeira e “Red Belt” que mostra a prática do Jiu-Jitsu. Ainda, para quem gosta de artes marciais, MMA e não abre mão de uma boa comédia, tem o “Professor Peso Pesado”, que mostra a vida de um professor de biologia que ingressa no mundo das lutas para ajudar financeiramente a escola onde ministra suas aulas. Ainda tem o filme brasileiro “A Grande Vitória”, que conta a história de um praticante de judô, desde o início. Este eu, particularmente indico, por me identificar com esta arte marcial.

Para todos os gostos

Tem comédia, tem drama e tem ação. Tem filmes para qualquer tipo de espectador. Sei que não é o mesmo que praticar, mas pelo menos podemos manter a nossa “paixão” pela arte marcial no conforto da nossa sala enquanto não pudermos estar praticando nossas artes marciais… …De Dentro do Tatame. Um grande abraço e um bom sábado a todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top