Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: Seguimos (ainda) na mesma rotina

DE DENTRO DO TATAME: Seguimos (ainda) na mesma rotina

Já são mais de quatro meses que estamos passando por essa crise (não só nós, mas o mundo inteiro) viral, que se tornou uma grande pandemia e nos tirou de nossa rotina natural de treinos e competições, e para quem é praticante de uma modalidade de luta, isso acaba se tornando algo quase que “desesperador”. A maioria de nós sabe que esse “tempo que estamos dando” na prática de nossa arte marcial é extremamente necessária, mas isso não nos deixa menos tristes… …só um pouco mais conformados. Sabemos que nosso “problema” é dos menores, perto da dificuldade que muita gente, no Brasil e no mundo, está passando. Mas nossa necessidade de praticar nossos exercícios, como eram praticados antes de tudo isso começar vai só aumentando, e nossa ansiedade também. Mas (como tudo na vida tem um mas), não precisamos parar totalmente com nossa prática esportiva.

Mantenha-se Informado

No meio de uma pandemia, isso é essencial e primordial. Ainda mais na era da informação instantânea. Procure saber qual a real situação de sua localidade, se ainda é necessário o isolamento social (alguns países e localidades estão “flexibilizando” o acesso de pessoas à alguns tipos de atividades), se é ou não permitida a prática de atividades físicas e tudo mais. Sempre procure se informar por órgão oficiais e nunca, nunca mesmo, compartilhe notícias sem que sejam devidamente verificadas. Isso pode causar muito mal a todos, mais até do que a falta de alguma informação.

Higiene é Fundamental

Se tu fores praticar qualquer atividade física, seja ela uma arte marcial ou não, procure manter o máximo de higiene possível. A orientação da OMS é para que lavemos as mãos sempre que possível, e quando não for possível, usemos o álcool em gel e evitemos o máximo levarmos as mãos ao rosto, principalmente à boca e aos olhos. Devemos também evitar o máximo mantermos contato físico ao praticarmos qualquer atividade (para a tristeza geral, judô e jiu-jitsu se tornaram modalidades “praticamente impossíveis” de serem praticadas) física e o distanciamento e mais do que recomendado, é obrigatório.

 Treine em Casa

É triste? É. É razoavelmente chato? Também é. Mas evite frequentar a academia. Por ser um ambiente fechado e com grande circulação de pessoas, a academia é uma local de grande probabilidade de propagação e proliferação do vírus, e devemos evitar o máximo estarmos neste tipo de ambiente. Mesmo que usemos a proteção obrigatória (máscaras e álcool em gel), nem sempre estaremos totalmente seguros, já que a circulação de pessoas é mais propicia à contaminação do que a permanência de várias pessoas no mesmo ambiente por um longo período de tempo. Prevenção é o melhor remédio. Sempre.

Se for possível, siga pagando sua Academia

Mesmo que tu não estejas frequentando a academia, não estejas tendo suas aulas de Judô, Jiu-Jitsu ou Muay Thai, sendo possível, não deixe de pagar a mensalidade do local onde tu treinas. Aquele local precisa manter as portas abertas para que, quando todo esse isolamento acabar, tu ainda possas contar com a mesma estrutura, e retornar aos seus treinamentos com toda a comodidade de antes.

Mantenha-se Firme O principal é isso. Fique firme, não esmoreça, tudo isso vai passar e teremos toda nossa rotina de volta. Em breve voltaremos a treinar, lutar e praticar nossas artes marciais… …De Dentro do Tatame. Um grande abraço e um bom sábado a todos. Fique em casa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top