Você Está
Início > Notícias > Destaque > Decreto autoriza recolhimento de animais em vias públicas da cidade

Decreto autoriza recolhimento de animais em vias públicas da cidade

Nesta semana, a prefeitura de Rosário do Sul expediu decreto que permite o recolhimento, apreensão e controle de animais nas vias públicas.

Os primeiros equinos transitando após a determinação já foram retirados de circulação e colocados em um local seguro na quarta-feira (1º), pela Patrulha Rural da Brigada Militar e equipe da Secretaria de Obras, Trânsito e Meio Ambiente. Os constantes acidentes envolvendo animais soltos foram preponderantes para a realização do decreto e o início das apreensões.Os casos mais recentes envolveram um furgão com dois cavalos, que acabaram morrendo, próximo à Ponte Seca, e de um motociclista que ficou ferido no centro da cidade após atingir outro cavalo.

Com o documento, o Executivo, através das Secretarias de Obras, Trânsito e Meio Ambiente, de Saúde, e a BM estão autorizados a agir, direta ou indiretamente, para recolher e apreender os animais de grande porte soltos ou abandonados no perímetro urbano de Rosário, bem como identificar e fiscalizar os proprietários e responsáveis.

Leia mais notícias da editoria de Política

Consideram-se animais de grande porte bovinos, ovinos, equinos, muares e suínos.Serão considerados soltos ou abandonados aqueles que estiverem desacompanhados de seus proprietários. Também serão apreendidos os animais suspeitos de zoonose, cuja criação e uso sejam vedados pela legislação e os prováveis causadores de acidentes.

Os proprietários envolvidos terão que pagar multa para retirar os animais, bem como taxa de devolução. Em caso de reincidência, a multa será dobrada. O prazo para a retirada dos animais será de 30 dias corridos, caso contrário, o animal será confiscado para doação ou leilão.

ATROPELAMENTO– Na semana passada, dia 26, dois cavalos foram encontrados mortos próximo ao cruzamento das Ruas dos Andradas e Das Flores, divisa do centro com o bairro Primavera de Rosário do Sul. Os animais foram retirados ainda pela manhã do local. Conforme informações apuradas pela Gazeta, uma van de transporte teria atropelado ambos, quando trafegava na via. Não houve feridos no veículo. Um vídeo de câmera de monitoramento foi divulgado pela Brigada Militar e mostra a van atingindo pelo menos um dos animais, e seguindo caminho.

Foto em destaque: Arquivo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top