Você Está
Início > Notícias > Geral > “Desmontagem” é apresentado no teatro em Rosário do Sul

“Desmontagem” é apresentado no teatro em Rosário do Sul

Na última sexta-feira (25), aconteceu a peça de teatro “Evocando os Mortos Poéticas da Experiência” no teatro João Pessoa. O evento faz parte de um conceito relativamente novo no âmbito das artes cênicas, chamado “Desmontagem”. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o espetáculo.

Após a apresentação, houve um bate-papo sobre o processo de criação com a atriz Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. O debate abordou questões de gênero no teatro contemporâneo, sua história nos palcos, ditadura militar e 40 anos da Tribo. Além disso, tratou sobre as principais mulheres da história mundial em relação as sociedades das épocas.

Evento reuniu cerca de 200 pessoas no teatro João Pessoa

Ao todo, o projeto circulará por oito cidades do Rio Grande do Sul: Rosário do Sul, Morro Reuter, Santana do Livramento, Pelotas, Santa Maria, Gramado, Caxias do Sul e Viamão. Aqui no município, o projeto é organizado pela Associação Cultural Rosário em Cena Grupo de Teatro Art e Vida.

A “Desmontagem”, como é chamada, constitui uma análise e desconstrução do próprio trabalho artístico e, ao mesmo tempo, é obra de arte. Tânia Farias é uma das pioneiras dessa pesquisa inovadora no Brasil e tem sido responsável pela disseminação dessa investigação do trabalho de ator em todo o país.

O projeto é uma produção da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS FAC), Lei n° 13.490/10. Ao circular por oito cidades gaúchas, ele pretende disseminar a pesquisa, aproximar as cidades do estado através da ação cultural e propiciar um espaço de reflexão e debate sobre a produção do teatro de grupo brasileiro e questões sociais e políticas.

A atriz Tânia Farias em bate-papo com os participantes

“Foi um público muito bom. Envolveu bastantes estudantes e demais pessoas da comunidade. Saíram de lá com bons aspectos e pensamentos perante o trabalho”, avaliou Paulo Evandro Costa, presidente da Associação Rosário em Cena.

Leia mais notícias da editoria Geral

Costa afirma, ainda, que dois espetáculos estão previstos para acontecer no segundo semestre deste ano. Um deles é destinado ao público infantil, “O Médico Camponês que trata sobre questões sociais e políticas, além do combate à violência contra a mulher. O outro espetáculo é destinado a adultos e chama-se “Quarta-feira sem falta lá em casa”. Neste, duas mulheres na década de 40 contam sobre suas vidas e no decorrer do tempo uma delas descobre que foi traída pelo marido com a amiga. Ambos são textos do Rio de Janeiro com direção de Antônio Carlos Brunet.

Foto: Fábio da Rosa / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top